Gaudium news > Organização Mundial da Saúde confirma pandemia da nova gripe

Organização Mundial da Saúde confirma pandemia da nova gripe

Sâo Paulo (Sexta, 12-06-2009, Gaudium Press) A OMS (Organização Mundial da Saúde) informou os países-membros da organização nesta quinta-feira que já existe uma pandemia (epidemia de caráter global) de gripe suína, como é chamada a gripe A (H1N1). Trata-se da primeira pandemia declarada em 41 anos.

Pandemias

No século 20, ocorreram três pandemias no mundo. A primeira surgiu em 1918, e ficou conhecida como gripe espanhola, apontada como a mais devastadora de todos os tempos. Historiadores estimam que o vírus matou entre 20 milhões e 100 milhões de pessoas em diversos países do mundo.

Em 1957, surgiu a gripe conhecida como asiática. As primeiras vítimas do vírus H2N2 foram confirmadas na China. Em apenas dois meses, a doença havia se espalhado para todo o Oriente, seguindo depois para África, Europa e América. Em dez meses, todas as regiões do planeta registravam casos da doença. Segundo a OMS, essa gripe, que pode ter contaminado até 80% da população mundial, fez 2 milhões de vítimas.

A última pandemia do século 20 ficou conhecida como Gripe de Hong Kong, porque surgiu no país asiático no ano de 1968, causada por uma nova variação do vírus Influenza A e responsável pela morte de quase meio milhão de pessoas. O número de vítimas teria sido bem menor do que as pandemias anteriores por conta do rápido isolamento das vítimas e da evolução dos antibióticos.

A pandemia de gripe suína é a primeira do século 21. No entanto, nesta década, algumas doenças assustaram o mundo, mas não passaram do nível de alerta. Entre elas estão a Sars (síndrome respiratória aguda grave), em 2003, e a gripe aviária (H5N1), cujo surto ocorreu em 2005.

Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas