Gaudium news > Arcebispo de Lima pede paz e reconciliação aos peruanos durante missa de Corpus Christi

Arcebispo de Lima pede paz e reconciliação aos peruanos durante missa de Corpus Christi

Lima (Segunda, 15-06-2009, Gaudium Press) O arcebispo de Lima, cardeal Juan Luis Cipriani, pediu durante a solenidade de Corpus Christi, celebrada ontem no Átrio da Catedral de Lima, que o povo e os fiéis, ‘devotos ao Santíssimo Sacramento’, se tornem ‘semeadores da paz, da alegria’ a fim de transformar o país em um ‘Peru Eucarístico’.

“No interior de cada pessoa há uma luta diária entre o bem da vida de Cristo e o mal da vida de pecado. Desta luta brota a alegria, a paz, a justiça, a unidade, o carinho, a família, os filhos, ou então brota a violência, a mentira, o ódio, o abuso”, afirmou o cardeal.

Dom Cipriani ainda pediu tolerância e reconciliação entre os nativos que vivem na Amazônia peruana e as autoridades. No começo do mês, dezenas de pessoas foram mortas durante um conflito provocado pela retirada de manifestantes de uma estrada local.

Ao final da Missa, o cardeal guiou uma procissão em volta da Praça das Armas, em referência ao momento de conflitos que o norte do Peru tem vivido nas últimas semanas.

A festa de Corpus Christi é celebrada oficialmente na quinta-feira depois do Domingo da Santíssima Trindade. Contudo, em alguns países católicos a data não é um feriado oficial, o que forçou as autoridades da Igreja a organizar outra solenidade, no domingo, voltada ao público que não pôde acompanhar as celebrações da quinta-feira. Cidades como Toledo, Roma e Lima promovem solenidades nos dois dias.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas