Gaudium news > Começa em Roma congresso de religiosas sobre o tráfico de pessoas

Começa em Roma congresso de religiosas sobre o tráfico de pessoas

Cidade do Vaticano (Segunda, 14-06-2009, Gaudium Press) A União Internacional Superior Geral (UISG) abriu hoje em Roma congresso contra o tráfico de seres humanos. As Irmãs da UISG organizam a rede em todo o mundo para combater o tráfico ilegal de seres humanos. O Congresso visa a discutir em como melhorar instrumentos e procedimentos para ações concretas de rede.

Já há alguns anos a UISG volta-se apara o fenômeno do tráfico de pessoas, sobretudo de mulheres, meninos e meninas. Na sua reunião plenária de 2001, cerca de 800 superiores gerais que representam um milhão de membros de Congregações Católicas do mundo todo declararam: “Enviados para ser presença viva da afeição e misericórdia de Deus no nosso mundo sofrido, declaramos publicamente a nossa determinação de trabalhar em conjunto e em solidariedade nas nossas comunidades religiosas e nos países nos quais operamos para denunciar com insistência, em todos os níveis, o abuso sexual e o aproveitamento de mulheres e de crianças, com particular atenção ao tráfico das mulheres, que se tornou um negócio lucrativo multinacional”.

A colaboração entre UISG e a Cáritas internacional, também presente, começou em 2007, quando foi assinada uma declaração conjunta por “uma forte vontade de se opor a esta forma de escravidão do século XXI” e declarando “o próprio empenho em trabalhar em união neste campo”.

É a segunda edição organizada pela União Internacional Superior Geral e a Organização Internacional para as Imigrações que se desenvolve na Casa Geral dos Irmãos das freiras Cristãs, na Via Aureliana, em Roma. Terá duração de hoje até próxima quinta-feira, 18 de junho.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas