Gaudium news > Papa cria nova diocese na Argentina e nomeia novo bispo para o Uruguai

Papa cria nova diocese na Argentina e nomeia novo bispo para o Uruguai

Cidade do Vaticano (Segunda, 15-06-2009, Gaudium Press) Oberá é o nome da mais nova diocese da Argentina. A circunscrição eclesial foi criada hoje pelo Papa Bento XVI após a divisão dos territórios das dioceses de Posadas e Puerto-Iguazú. Trata-se da 74ª diocese argentina, para a qual o pontífice nomeou como bispo o monsenhor Victor Selvino Arenhart.

A nova diocese de Oberá abrangerá uma área de 8.717 km² e uma população de 270 mil pessoas, das quais 200 mil católicas. A igreja de “San Antonio de Pádua”, na cidade de Oberá, foi designada como catedral.

Uruguai

Do outro lado da fronteira platina, no Uruguai, a diocese de Melo recebeu um novo bispo. Mons. Heriberto Andrés Bodeant Fernández foi nomeado hoje pelo Papa, após aceita a renúncia por motivos de idade – conforme prevê o Código de Direito Canônico – do seu antecessor, monsenhor Luis del Castillo Estrada.

Monsenhor Fernández nasceu em 15 de junho de 1955 em Young, diocese de Salto. Após ter obtido diploma de mestrado em História e Educação Primária entrou, em 1980, para o Seminário Interdiocesano do Uruguai. Foi ordenado sacerdote em 27 de setembro de 1986 pela própria diocese de Salto.

Entre 1990 e 1992 aperfeiçoou seus estudos teológicos e obteve a licenciatura em Teologia na Faculdade de Teologia de Lyon, na França. Como sacerdote, desenvolveu as seguintes funções: professor do Instituto Teológico do Uruguai e na Universidade Católica do Uruguai em Paysandú; secretário-executivo do Departamento de Vocações e Ministérios da Conferência Episcopal do Uruguai; diretor do Escritório de Catecismo e assessor diocesano de Educação Católica e Pastoral Universitária.

Nomeado Bispo Titular de Ampora e Bispo Auxiliar de Salto em 28 de junho de 2003, recebeu a ordenação episcopal em 27 de setembro do mesmo ano.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas