Gaudium news > Em duas semanas, sai a primeira encíclica social de Bento XVI

Em duas semanas, sai a primeira encíclica social de Bento XVI

Cidade do Vaticano (Segunda, 15-06-2009, Gaudium Press) A Fundação “Centesimus Annus-Pro Pontefice” antecipou os temas da nova encíclica de Bento XVI, a terceira de seu pontificado, mas a primeira de caráter social. Isso porque o documento que será viabilizado dentro de duas semanas com o título “Caritas in veritate” falará sobre “paraísos fiscais e off shore” e sobre problemas da economia real.

Representantes da “Centesimus Annus-Pro Pontefice” encontraram-se no último sábado com Bento XVI em audiência na Sala Clementina, no Vaticano. Antes, nos Jardins Vaticanos, foi celebrada missa pelo cardeal Attilio Nicora, presidente de Administração do Patrimônio da sede Apostólica.

Bento XVI apresentou a sua nova encíclica: “Da economia e do trabalho: neles serão colocados em evidência aqueles que para nós cristãos são os objetivos a serem perseguidos e os valores a serem promovidos e defendidos incansavelmente, a fim de realizar uma convivência humana verdadeiramente livre e solidária.” O Papa defende que a economia “pode ser reconhecida como uma via de progresso econômico e civil somente se for orientada para o bem comum”.

Desde a última sexta-feira acontece a habitual convenção internacional da Fundação com o tema “Values and rules for a new model of development”, no Centro de Convenções “Matteo Ricci” da Pontifícia Universidade Gregoriana. Os relatores da Itália, França, Estados Unidos, Irlanda e Espanha apresentaram questões sobre crise global financeira, desenvolvimento e tutela dos direitos humanos. Também apresentou contribuições o Pontifício Instituto de Estudos Árabes e de Islamística. Pela primeira vez assistiram a essa reunião representantes do Brasil, das Filipinas e de Hong Kong.

“Centesimus Annus-Pro Pontefice” é uma fundação de religião e de culto com sede no Estado da Cidade do Vaticano. Promove os valores humanos, éticos, sociais e cristãos expostos em particular na Encíclica de João Paulo II “Centesimus Annus”, que são: o conhecimento da doutrina social cristã, as iniciativas para desenvolver a presença e a obra da Igreja Católica nos vários segmentos da sociedade e a coleta de fundos para as atividades da Santa Sé.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas