Gaudium news > Bento XVI pediu a bispos austríacos fidelidade ao Concílio Vaticano II

Bento XVI pediu a bispos austríacos fidelidade ao Concílio Vaticano II

Cidade do Vaticano (Quarta, 17-06-2009, Gaudium Press) Foram dois encontros em dois dias os que aconteceram entre o Papa e uma delegação de bispos austríacos, que chegaram na segunda, 15, em Roma. As reuniões foram motivadas pro problemas pelos quais vem passando a Igreja na Áustria.

A delegação da Áustria era formada pelo cardeal Christoph Schönborn, arcebispo de Viena e presidente da Conferência Episcopal Austríaca; monsenhor Alois Kothgasser, arcebispo de Salzburg; monsenhor Egon Kapellari, bispo de Graz-Seckau e vice-presidente da Conferência Espiscopal Austríaca; e Ludwig Schwarz, bispo da diocese de Linz.

O comunicado da Santa Sé diz que a reunião aconteceu em uma atmosfera de “afeto colegial”. O Santo Padre pediu aos Bispos o “aprofundamento da fé e da fidelidade integral ao Concílio Vaticano II e ao Magistério pós-conciliar da Igreja, e da renovação da catequese à luz do catecismo da Igreja Católica.

Os encontros, longos, giraram em torno de questões doutrinais e pastorais e da situação do clero, do laicato, dos seminários maiores e das faculdades teológicas em Linz e em outras dioceses da Áustria.

Os bispos encontraram-se também com prefeitos de diversos dicastérios romanos. Na Congregação para os Bispos, falaram com o prefeito cardeal Giovanni Battista Re; na Congregação para a Doutrina da Fé, com o cardeal William Joseph Levada; na Congregação para o Clero, com o brasileiro dom Claudío Hummes; na Congregação para a Educação Católica, com o cardeal Zenon Grocholewski e também no Pontifício Conselho para os Leigos, com o cardeal Stanislaw Rylko.

Amanhã, o arcebispo de Viena, cardeal Christoph Schönborn, abrirá, no Santuário de Mariazell, a sessão plenária de verão da Conferência Episcopal Austríaca.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas