Gaudium news > Na festa de Todos os Santos, Papa Francisco reza no cemitério de Verano

Na festa de Todos os Santos, Papa Francisco reza no cemitério de Verano

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 31-10-2013, Gaudium Press) – Na sexta-feira, 1º de novembro, às 16 horas, em comemoração da Festa de todos os Santos, o Papa Francisco vai celebrar uma Santa Missa no cemitério de Verano. Após esta celebração, está previsto um momento de oração pelos fiéis defuntos com a benção das tumbas.

Deverão concelebrar com o Santo Padre, o Vigário Geral de Roma, Cardeal Agostino Vallini, o Arcebispo Dom Filippo Iannone da diocese de Roma, os bispos auxiliares e padres de São Lourenço-Fora-dos-Muros, o Padre Armando Ambrosi.

No cemitério de Verano existem sepulturas de mais de vinte séculos. Nele está uma necrópole reminiscente ainda da Roma antiga: as “catacumbas de São Ciríaco”.

O atual cemitério foi edificado ainda durante o período napoleônico (1805-1814), em conformidade com o Édito de Saint-Cloud, de 1804, que estabelecia que os cemitérios deveriam ser construídos fora das cidades.

O Cemitério de Verano traz ainda as marcas dos bombardeios feitos sobre o bairro de São Lourenço, em 9 de julho de 1943, durante a Secunda Guerra Mundial.

Neste Cemitério existem sepulturas que são verdadeiras obras de arte que o leva a ser considerado como um verdadeiro museu a céu aberto.

A Basílica de São Lourenço-Fora-dos-Muros, como está hoje, é o resultado da reunião de duas Igrejas. Uma delas edificada no fim do século VI° e a outra do começo do século XIII em volta da tumba de São Lourenço, diácono de origem espanhola martirizado pelo Imperador Valeriano e enterrado no cemitério de Ciríaco, ao longo da Via Tiburtina.

Na Igreja estão conservadas também as relíquias de Santo Estevão, razão pela qual, desde muito tempo, ela faz parte das igrejas mais veneradas de Roma. Ela está entre as cinco basílicas patriarcais mais antigas e importantes.

Além do túmulo de São Lourenço, cinco Papas estão enterrados na Basílica. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas