Gaudium news > São Paulo terá show musical de refugiados no próximo sábado

São Paulo terá show musical de refugiados no próximo sábado

São Paulo (Quinta, 18-06-2009, Gaudium Press) O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e seus parceiros no Brasil promovem desde o último dia 13 uma série de eventos em diversas cidades brasileiras para lembrar o Dia Mundial do Refugiado, celebrado mundialmente na próxima sexta-feira, 20 de junho. A programação reúne eventos culturais, seminários acadêmicos e ações em prol da integração dos refugiados que vivem no país.

A ACNUR, em parceria com a FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), exibe desde ontem na quadra esportiva da faculdade, em São Paulo, uma tenda usada em campos de refugiados, com vários utensílios domésticos e de higiene pessoal. Dentro da tenda, exposta pela primeira vez no Brasil, são exibidos vídeos da situação do refúgio no mundo e sobre o trabalho de proteção e assistência desenvolvido pela agência da ONU. A exposição termina hoje.

Mas o destaque da programação é o show de lançamento do CD “Livre Cantar”, coletânea de músicas compostas e executadas por refugiados que vivem no Brasil. Promovido em parceria com o SESC SP e a Cáritas Arquidiocesana de São Paulo, o show é exatamente no dia 20 de junho, no SESC Carmo, na capital paulista. O disco foi produzido pelo ACNUR e pelo Grupo Mirrage, com o apoio da CNU Brasil.

“No Dia Mundial do Refugiado, homenageamos os homens, mulheres e crianças que perderam quase tudo, menos sua esperança. Em todo o mundo, os refugiados mostram incrível coragem e perseverança para superar inúmeras dificuldades e reconstruir suas vidas. O ACNUR e seus parceiros trabalham para garantir que as pessoas sob sua proteção possam exercer seus direitos humanos e liberdades fundamentais”, afirma o representante do ACNUR no Brasil, Javier Lopez-Cifuentes.

Resolução

A data é comemorada desde 2001, após uma resolução da Assembléia Geral da ONU que, em dezembro de 2000, designou o dia 20 de junho de cada ano como o Dia Mundial do Refugiado. O ACNUR fornece proteção e assistência para cerca de 32 milhões de pessoas em todo o mundo, inclusive refugiados, solicitantes de refúgio, deslocados internos, repatriados e apátridas. A agência da ONU para refugiados está sediada em Genebra e foi criada pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1951. O Brasil abriga aproximadamente 3.800 refugiados de cerca de 70 nacionalidades diferentes.

Fonte: ACNUR

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas