Gaudium news > ONU pede que governos reforcem ações de proteção às crianças vítimas de conflitos armados

ONU pede que governos reforcem ações de proteção às crianças vítimas de conflitos armados

Nova York (Quinta, 18-06-2009, Gaudium Press) A ONU pediu ontem que nações de todo o mundo incrementem programas e medidas de proteção a crianças em países que passam por guerras ou conflitos armados.

A recomendação veio na esteira da publicação da “Revisão Estratégica dos 10 anos do Estudo de Graça Machel”, pelo Unicef. O documento revela que 1 bilhão de crianças vivem em países ou territórios afetados por conflitos. Deste total, 300 milhões têm menos de cinco anos de idade.

A autora do Estudo original, Graça Machel, é ex-primeira-dama de Moçambique e mulher do Prêmio Nobel da Paz Nelson Mandela. Ela concluiu o primeiro estudo sobre crianças em conflito, a pedido da ONU, em 1996.

Na revisão, apresentada nesta terça-feira, os especialistas citaram projetos nos países de língua portuguesa Angola, Moçambique e Timor-Leste, como exemplos de reintegração. As três nações passaram por conflitos nas últimas décadas.

Para o UNICEF, a natureza dos novos conflitos torna o impacto da guerra sobre crianças ainda mais brutal. Elas se tornam vítimas da proliferação de armas de pequeno calibre, minas, atos de terrorismo e contraterrorismo. Além disso, muitos são recrutados como combatentes e detidos ilegalmente e estão sujeitos a abusos sexuais.

O relatório do Uicef confirma também que as crianças que vivem em zonas de conflito são ameaçadas por situações de pobreza, desnutrição, deslocamentos internos e doenças e, muitas vezes, não frequentam a escola.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas