Gaudium news > CNBB divulga nota contra a corrupção e pede apoio popular a projeto de lei

CNBB divulga nota contra a corrupção e pede apoio popular a projeto de lei

Brasília (Sexta, 19-06-2009, Gaudium Press) O Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) aprovou e divulgou, nesta quinta-feira (18) a nota “A superação da corrupção na política: salvaguarda da ética e da democracia”. Os bispos, que estiveram reunidos desde terça-feira, manifestam “indignação” com as acusações de corrupção nos poderes constituídos. “A corrupção e a decorrente impunidade constituem grandes ameaças ao sistema democrático”, afirma a CNBB.

Segundo a CNBB, a corrupção aumenta “o fosso das desigualdades sociais” e também a “miséria, a fome e a pobreza (…) a corrupção trai a justiça e a ética social, compromete o funcionamento do Estado, decepciona e afasta o povo da participação política”, destacam os bispos.

A nota também convoca a população a aderir ao Projeto de Lei de Iniciativa Popular que propõe a Lei de inelegibilidades no Brasil e a participar da reforma política, a fim de garantir eleições “regidas pela ética em 2010”.

O projeto, lançado pela iniciativa privada e apoiado por arquidioceses de todo o Brasil, precisa de 1,3 milhão de assinaturas para chegar ao Congresso. Se aprovado, políticos já condenados em primeira instância por determinados crimes não podem se candidatar a cargos públicos.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas