Gaudium news > Vaticano recebe pré-estreia mundial de filme sobre jesuíta italiano

Vaticano recebe pré-estreia mundial de filme sobre jesuíta italiano

Cidade do Vaticano (Sexta, 19-06-2009, Gaudium Press) Em 2010 se completarão 400 anos de quando o jesuíta Matteo Ricci partiu da Itália para ser missionário na China, onde acabou se tornando um dos maiores responsáveis pela disseminação do cristianismo. Em vista dessa data, o documentarista italiano de origem kosova Gjon Kolndrekaj resolveu realizar o primeiro filme sobre a obra do jesuíta, intitulado “Matteo Ricci: um jesuíta na reino do dragão”.

Gjon Kolndrekaj, formado no centro experimental de Roma, é um dos mais atuantes diretores de filmes religiosos e é autor de diversos programas e especiais católicos para emissoras de televisão italianas.

Ontem à noite, na Sala de Conferências do Vaticano aconteceu a pré-estreia mundial do seu mais recente filme. O evento foi organizado pelo Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, pela cúria generalícia da Companhia de Jesus e pela diocese de Macerata-Tolentino-Recanati-Cingoli-Treia. Estava presente também Sun Yuxi, embaixador extraordinário e plenipotenciário da República Popular da China junto à Itália. Em um breve discurso, disse que as relações entre China e Itália são atualmente uma das melhores da história manifestou sua intenção de que sejam abertos o quanto antes os canais diplomáticos com o Vaticano.

Padre Matteo Ricci, nascido em Macerata, na Itália, estudou em Roma, onde teve o primeiro contato e acabou entrando para a Companhia de Jesus. Padre Ricci, um dos primeiros sacerdotes católicos a conseguir entrar na China, era ainda grande missionário e matemático. Cartógrafo fora o primeiro também a desenhar o mapa-múndi a partir da China. Reformou o calendário e escreveu dezenas de obras científicas.

O documentário traz imagens originais de Macerata, Roma e China. O evento no Vaticano foi aberto pelo padre Federico Lombardi, diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, e pelo bispo de Macerata-Tolentino-Recanati-Cingoli-Treia, monsenhor Claudio Giuliodori.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas