Gaudium news > Papa inaugura Ano Sacerdotal na Basílica de São Pedro

Papa inaugura Ano Sacerdotal na Basílica de São Pedro

Cidade do Vaticano (Sexta, 19-06-2009, Gaudium Press) Na Igreja Católica, pela primeira vez em sua história, começa o ano jubilar para os sacerdotes católicos. O Ano Sacerdotal tem início hoje, mesmo dia em que se celebra a Solenidade do Santíssimo Coração de Jesus Cristo. O Papa Bento XVI inaugurou o período durante a cerimônia das vésperas solenes, que presidiu na Basílica de São Pedro, 

As Vésperas começaram com uma procissão com as relíquias de São João Maria Vianney, o Santo Cura d`Ars, patrono dos sacerdotes, cujos 150 anos de morte justificaram a convocação do ano jubilar pelo Papa. As relíquias seguiram da Capela da Piedade ao altar da Confissão e da Capelo do Coro. A procissão foi conduzida pelo cardeal Angelo Comastri, arcebispo da Basílica Vaticana, pelo cardeal dom Cláudio Hummes, prefeito da Congregação para o Clero, e pelo monsenhor Guy Bagnard, arcebispo de Belley-Ars.

Na homilia da celebração, Bento XVI falou sobre o significado da Festa do Coração de Jesus e do sacerdócio. Ele lembrou “o mistério do coração de um Deus que si comove e coloca todo o seu amor na humanidade. Um amor misterioso, que nos textos do Novo Testamento nos é revelado como incomensurável paixão de Deus pelo homem”.

“No coração de Jesus, está expresso o núcleo essencial do cristianismo; em Cristo, nos é revelada e doada toda a novidade revolucionária do Evangelho: o Amor que nos salva e nos faz viver já na eternidade de Deus”. Todos os fiéis são chamados a “abandonar as nossas seguranças humanas para confiarem Nele e, seguindo o seu exemplo, para fazer de nós mesmos um dom de amor sem reservas’, prosseguiu o pontífice.

O Santo Padre disse que a Solenidade é também celebrada como um dia pela santificação dos sacerdotes e é especialmente muito signifcativa para os padres porque “o sacerdócio é o amor do coração de Cristo”. Ele destacou ainda que o Ano Sacerdotal será para os sacerdotes uma oportunidade para crescer na intimidade com Jesus. Com o exemplo de São João Maria Vianney, deixou um apelo aos padres de todo o mundo para “se deixarem conquistar plenamente por Cristo!”e “fazer de Cristo o coração do mundo”.

O Papa disse ainda que a missão do sacerdócio é “indispensável para a Igreja e para o mundo”. Bento XVI falou sobre a necessidade do “estudo com uma rigorosa e permanente formação pastoral” e da “‘ciência do amor’, que se aprende somente no `coração a coração’ com Cristo.

Segundo ele, a importância da fidelidade das “promessas sacerdotais” é inquestionável porque “também para nós, caros sacerdotes, vale o reclamo à conversão e ao recurso à Divina Misericórdia, e igualmente devemos mirar com humildade a difícil e incessante demanda ao Coração de Cristo para que nos preserve do terrível risco de prejudicar aqueles que devemos salvar”.

A cerimônia das Vésperas foi encerrada com a adoração eucarística.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas