Gaudium news > No Quirinal, Papa fala também da família

No Quirinal, Papa fala também da família

Roma (Quinta-feira, 14-11-2013, Gaudium Press) – Na manhã desta quinta-feira, o Papa Francisco visitou oficialmente o Presidente italiano, Giorgio Napolitano, em Roma, no Palácio Quirinal, antiga residencia de verão dos Papas.papa_francisco_e_napolitano.JPG

Assim, o Papa retribui a visita efetuada pelo Chefe de Estado italiano a Sua Santidade, no Vaticano, no último 8 de junho.

Em seu discurso o Santo Padre destacou o ” excelente estado em que se encontram as relações recíprocas entre a Santa Sé e a Itália” para, em seguida, afirmar que gostaria de ” bater na porta de cada habitante deste país , onde encontram-se as raízes ” de sua família.

Mas o Papa, sobretudo, quis tratar de temas sociais.

Para o Papa é “necessário multiplicar os esforços para atenuar as consequências da crise econômica e para agrupar e fortalecer cada sinal de recuperação.” E, a este propósito, “a primeira tarefa da Igreja -disse o Papa- é testemunhar a misericórdia de Deus e incentivar a resposta generosa de solidariedade para abrir um futuro de esperança.”

Após os discursos oficiais, o Papa dirigiu-se aos servidores do Palácio do Quirinal e suas famílias: uma oportunidade que ele encontrou para falar da importância da família e das crianças.

Convidou os funcionários a “manter um espírito de aceitação e compreensão para com todos. Precisamos de pessoas que se dediquem com profissionalismo e possuam um sentido marcado de humanidade, especialmente para os mais fracos”.

O Papa Francisco e o Presidente Napolitano falaram também sobre Bento XVI, uma ocasião para o Pontífice expressar seus pensamentos e afeição para com o Papa Emérito.

A visita foi também uma oportunidade para o Papa saudar a inclusão na Constituição italiana, dos Pactos Lateranenses e da revisão da Concordata da qual se comemora trinta anos em breve:

quirinal.jpg

“Um forte arcabouço normativo para um desenvolvimento pacífico das relações entre a Igreja e o Estado no âmbito da Itália, que reflete e apóia a colaboração diária no serviço da pessoa humana, o bem comum, a distinção de papéis e respectivas áreas de atuação.” (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas