Gaudium news > Confira entrevista exclusiva com o guardião do santuário de San Giovanni Rotondo

Confira entrevista exclusiva com o guardião do santuário de San Giovanni Rotondo

San Giovanni Rotondo (Domingo, 21-06-2009, Gaudium Press) No histórico dia em que o Papa Bento XVI finalmente chegou à região de San Giovanni Rotondo, cidade tradicionalmente devota ao frade capuchinho padre Pio, o guardião do Convento da cidade, frei Carlo Laborde, falou à Gaudium Press sobre a esperada visita do pontífice e o significado do Padre Pio para a comunidade local. Confira:

O senhor pode explicar este fenômeno do culto ao Padre Pio na Itália?
Podemos dizer que Padre Pio é um santo muito popular. Muita gente o conheceu pessoalmente. Portanto, é muito próximo a nós. E também porque o povo o sente como um santo muito próximo, pois era um frade camponês. Um homem, digamos, de condição humilde, um frade capuchinho que estava perto das pessoas que sofrem, das pessoas pobres, das pessoas simples, das pessoas que procuram Deus. Sempre disponível para acolher os peregrinos, para a confissão, Padre Pio era sentido como um amigo. E esta presença é passada não somente por quem o conheceu, mas também pelas novas gerações que aqui chegam contando as tantas graças recebidas dele, e que o sentem como um amigo, como alguém que pode ajudar principalmente nos momentos difíceis. Padre Pio está perto.

Qual testemunho ele deixou para os capuchinhos?
Para nós, Padre Pio viveu no modo exemplar da vida como sagrado, como frade capuchinho, como frade franciscano. Portanto, vivia na pobreza radical, uma vida totalmente dedicada a Deus, na oração como sacerdote, no mistério sacerdotal. Então, devemos continuar com o nosso dever. Uma prova de seu exemplo é o fato de que nos sentimos sempre como devemos ser. E, digamos, nos leva aos nossos fiéis, a nossa vocação.

O que significa a visita do Santo Padre para a sua comunidade?
Para nós a visita do Santo Padre é muito importante porque foi desejada e finalmente está acontecendo. É importante porque, como Vigário de Cristo e sucessor de Pedro, o Santo Padre nos vem confirmar a fé, primeiramente. E também porque ressalta seu empenho em vir aqui ao encontro do apostolado. Aqui vêm milhares de pessoas, não somente da Itália, mas de todo o mundo, em busca de Deus. As pessoas que vêm buscar o Senhor. Padre Pio é associado ao sacramento da penitência, às pessoas que vêm se confessar. Isto nos pede disponibilidade e um empenho constante. A visita do Santo Padre é, para nós, um encorajamento para continuar este trabalho com uma dedicação sempre mais intensa, superando os momentos de desconforto que possam acontecer na nossa experiência cotidiana.

Biografia

Nascido em 1954 na região uruguaia de Colônia, o frei Carlo Maria Laborde, filho de imigantes franceses, estudou no Instituto Italiano de Cultura de Montevidéu. Depois de um pedido de visita ao convento de San Giovanni Rotondo ser aceito pelo padre Gerardo Di Flumeri, Carlo finalmente pôde conhecer o lugar, na década de 1970.

A experiência surtiu efeito e o latino-americano tornou-se capuchinho da comuna italiana em novembro de 1980, em Morcone, mas tornou-se definitivamente religioso apenas em 1984, aos 30 anos de idade. A ordenação sacerdotal veio em junho de 1987, pelo próprio Papa João Paulo II, na Basílica de São Pedro.

O frei Carlo Maria Laborde, antes de se tornar guardião da Fraternidade de San Giovanni Rotondo, foi diretor da Casa do Postulado, em Morcone, e pároco, em Pietralcina.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas