Gaudium news > Igrejas da América Latina dão início ao Ano Sacerdotal

Igrejas da América Latina dão início ao Ano Sacerdotal

São Paulo (Segunda, 22-06-2009, Gaudium Press) Diversas Igrejas da América Latina, capitaneadas por suas conferências episcopais, deram início no último domingo às celebrações do novo ano jubilar convocado pelo Papa Bento XVI. O Ano Sacerdotal homenageia o patrono dos sacerdotes, São João Maria Vianney, cuja morte completa neste ano 150 anos.

Em Santiago, centenas de fiéis desafiaram a forte chuva que vem caindo sobre a capital chilena nos últimos dias para participar do Encontro de Oração e Adoração ao Santíssimo, pelo início do período jubilar. A cerimônia foi presidida na catedral metropolitana, pelo arcebispo de Santiago cardeal Francisco Javier Errázuriz.

Durante a cerimônia, o templo permaneceu o tempo todo em uma penumbra, iluminado apenas pelas velas do altar. Cânticos, leituras bíblicas, orações e reflexões sobre o Documento de Aparecida e de Sua Santidade marcaram a celebração.

“Estamos nos unindo aos sacerdotes do mundo inteiro. Em todas as catedrais, em todos os países, está iniciando hoje o Ano Sacerdotal. Nós acolhemos esta convocação como uma graça de Deus, como um dom”, afirmou o cardeal.

Na capital peruana, Lima, o arcebispado inaugurou ontem uma página na internet dedicada ao Ano Sacerdotal, www.arzobispadodelima.org/fidelidaddecristo. A nova página, segundo a arquidiocese de Lima, procura focar-se no tema principal do ano sacerdotal, “Fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote”.

Em cada uma das seções da página, é possível encontrar informações relativas ao sacerdócio e às atividades decorrentes do ano jubilar. A web traz ainda a carta escrita por Bento XVI no último dia 18 e enviada a todos os sacerdotes do mundo. Estão disponíveis também homilias, documentos emitidos pela Congregação para o Clero e dados biográficos do Santo Cura D’Ars, entre outros materiais.

O cardeal Nicolás de Jesús López Rodríguez, arcebispo de Santo Domingo, na República Dominicana, foi quem presidiu a principal cerimônia de abertura do ano jubilar no país caribenho.

Na eucaristia, ele conclamou os religiosos das cerca de 500 paróquias do país a refletirem sobre seu papel na Igreja, renovar os votos e continuar trabalhando como testemunhas do amor incondicional do Divino com o seu povo.

“Temos que dar importância à oração, priorizá-la e acompanhá-la com a ação, para conseguir faz bem aos que nos rodeiam. Deve-se trabalhar na identidade sacerdotal e termos consciência de nossa missão dentro da Igreja”, afirmou o arcebispo durante homilia na Catedral Primada da América.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas