Gaudium news > Sudaneses estão sem água e proteção, diz Cáritas do Sudão

Sudaneses estão sem água e proteção, diz Cáritas do Sudão

São Paulo (Segunda, 22-06-2009, Gaudium Press) A Cáritas do Sudão disse nesta segunda-feira que os sudaneses da região de Darfur não recebem ‘água ou proteção’. A informação foi dada pelo presidente da entidade e bispo de Malakal, dom Vincent Mojwok.

Representantes da Igreja Católica no Sudão e membros da Cáritas se reunirão nos próximos dias na sede da Cáritas Internacional, no Vaticano, para elaborar um plano em resposta à crise humanitária sudanesa.

“A insegurança tanto em Darfur quanto no sul do Sudão pode desestabilizar a região e gerar mais sofrimentos”, afirma o organismo em nota. “As pessoas não recebem mais ajuda humanitária”.

O atual conflito de Darfur tem origem na década de 1980 e desde então, organismos internacionais, jornais, e médicos que trabalharam na região estimam que já tenham morrido cerca de dois milhões de pessoas e provocado a emigração de outros quatro milhões.

Segundo a Rádio Vaticana, a desnutrição no sul do Sudão chega a 16% e nove entre cada dez pessoas vivem com menos de um dólar por dia.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas