Gaudium news > Arquivo Secreto Vaticano apresenta publicação sobre a “Causa Anglicana”

Arquivo Secreto Vaticano apresenta publicação sobre a “Causa Anglicana”

Cidade do Vaticano (Terça, 23-06-2009, Gaudium Press) Na Sala dos Cem Dias do Palácio da Chancelaria do Vaticano, aconteceu o lançamento, hoje pela manhã, do quarto volume da coleção “Exemplaria Praetiosa”, do Arquivo Secreto Vaticano. A mais recente obra, intitulada “Causa Anglicana. O atribulado caso matrimonial de Henrique VIII”, debruça-se sobre o rompimento do monarca com a Igreja Católica e a criação da Igreja Anglicana. Amanhã fará 500 anos da coroação de Henrique VIII como rei inglês.

O Arquivo Secreto publicou uma obra dedicada à carta dos lordes ingleses endereçada ao Papa Clemente VII, para que o pontífice endossasse a causa de anulação do matrimônio de Henrique VIII com Catarina de Aragão, para que este pudesse se casar com Ana Bolena. A carta possuía duas cópias, mas somente a que estava em poder do Vaticano está em boas condições.

O documento é um pergaminho largo de quase um metro de comprimento, com 83 inscrições divididas em 13 colunas e com 81 timbres em relicários de folhas-de-flandres. Muitas pessoas de renome do período haviam assinado a carta para justificar a razão da anulação do matrimônio de Henrique VIII. Foi a partir deste documento que teve início o chamado cisma anglicano, que culminou com o rompimento do rei com a Santa Sé e a criação de uma nova crença.

A coleção “Exemplaria Praetiosa” prevê a publicação em fac-símile dos mais preciosos e importantes manuscritos, bulas papais e documentos conservados, no curso de séculos, no interior do Arquivo Pontifício.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas