Gaudium news > Toledo reúne todos os bispos da história da diocese na celebração do Jubileu de Ouro

Toledo reúne todos os bispos da história da diocese na celebração do Jubileu de Ouro

São Paulo (Terça, 23-06-2009, Gaudium Press) Mais de sete mil fiéis e religiosos participaram no último domingo (21) da celebração do Jubileu de Ouro da diocese de Toledo, no Paraná, no centro de eventos Ismael Eperafico. Todos os cinco bispos da história da diocese, criada pelo papa João XXIII em junho de 1959, estiveram presentes, inclusive dom Majella Agnelo, bispo de Toledo entre 1978 e 1982 e hoje cardeal primaz do Brasil e arcebispo de Salvador.

Depois da abertura da solenidade e dos cumprimentos feitos por dom Francisco Carlos Bach, bispo de Toledo, dom Armando Círio, primeiro bispo da cidade, recordou o contexto social do lugar, desde a chegada dos jesuítas até os dias de hoje.

“Todos juntos entraram na lenda de um pioneirismo evangelizador que tem muito de extraordinário pela sua originalidade. Aliás, os primeiros que aqui chegaram naquela época, apelidaram os lugares de pouso como ‘estações’ para lembrar a Via Sacra. Sabíamos que missionários percorriam meses e meses pousando aqui e acolá, fazendo um trabalho evangelizador de modo bastante original”, afirmou o religioso.

O arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, também participou da comemoração. Em seu discurso, pediu ao público que ‘conte isso aos filhos e netos. Voltem para casa e lembrem-se de tudo o que ouviram sobre os fatos da presença da Igreja na região”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas