Gaudium news > Rede de TV católica é inaugurada no Paquistão

Rede de TV católica é inaugurada no Paquistão

São Paulo (Quarta, 24-06-2009, Gaudium Press/RV) Catholic TV é o nome do primeiro canal católico de televisão transmitido no Paquistão. A programação vai ao ar no país via cabo e foi concebida na paróquia de São Francisco Lahore, por uma iniciativa do padre capuchinho Morris Jalal. Jalal é também o diretor da rede.

“Quis aproveitar a era da comunicação veloz para promover a difusão dos valores humanos e a mensagem evangélica ao grande público”, explicou o sacerdote à agência Ucan. “Os jornais são acessíveis somente aos cristãos instruídos, enquanto os meios de comunicação eletrônicos são vistos por todos”. Ainda de acordo com o capuchinho, a medida “pode contribuir a construir e reforçar uma sociedade pacífica e tolerante” no Paquistão.

Segundo a agência, a “Catholic TV” oferece uma programação variada e com filmes cristãos, documentários sobre atividades nas paróquias das arquidioceses, programas de entrevistas, música religiosa, a oração do terço, perguntas sobre a Bíblia, além da trasmissão ao vivo das missas dominicais. O projeto é auto-sustentando, integralmente, pela paróquia de São Francisco, que abriga na casa paroquial os estúdios e as redações, onde atualmente trabalha uma equipe de 11 pessoas. Todos os 11 funcionários são jovens com pouca experiência na área, mas com “muito entusiasmo”, procura ressaltar padre Jalal. Ele afirma esperar poder em breve assumir profissionais para formá-los.

Para o arcebispo de Lahore, dom Lawrence Saldanha, “este novo canal católico produziu bons resultados em tempos muito breves, apesar dos poucos recursos, conseguindo chegar não somente aos nossos paroquianos, mas a um público mais vasto”. Saldanha é também presidente do Centro Nacional para as Comunicações Sociais da Conferência Episcopal paquistanesa.

As autoridades para as telecomunicações no Paquistão ainda não concederam a licença de transmissão a nenhuma rádio ou televisão cristã e a TV nacional reserva aos cristãos somente 30 minutos semanais da sua programação. Todavia, diversas Igrejas cristãs aproveitaram a introdução da televisão via cabo e via satélite para criar seus próprios canais televisivos. No último dia 21 de fevereiro a arquidiocese de Karachi lançou a “Good News TV”, realizado pelo Centro catequético da arquidiocese.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas