Gaudium news > Igreja do Senhor do Bonfim, na Bahia, completa 255 anos

Igreja do Senhor do Bonfim, na Bahia, completa 255 anos

Salvador (Quinta, 25-06-2009, Gaudium Press/RV) Um dos principais cartões-postais de Salvador e a igreja mais famosa da Bahia, o templo do Senhor do Bonfim completou ontem 255 anos de inauguração. O local é placo de diversas cerimônias religiosas católicas e ecumênicas, como a lavagem dos degraus da escadaria por mães-de-santo do Candomblé, realizada na segunda quinta-feira de janeiro.

Situada no alto de uma colina, com vista para o centro de Salvador, a igreja se destaca na paisagem da Cidade Baixa: um lugar sagrado, onde as manifestações de fé começam já nos degraus. A igreja, cuja fachada é revestida de azulejos portugueses, foi construída em pagamento de uma promessa.

História

Em 1745, o capitão da marinha portuguesa, Teodósio Rodrigues de Faria, prometeu – durante uma forte tempestade – que, se sobrevivesse, traria de Portugal a imagem de Senhor do Bonfim, representado por Jesus crucificado. O capitão se salvou e cumpriu a promessa.

A igreja levou 30 anos para ser construída e, hoje, conserva verdadeiros tesouros. Seu interior, em estilo neoclássico, chama a atenção pelas pinturas no teto, obras do artista Joaquim Franco Velasco. Na sacristia, a coleção de quadros é do pintor baiano do século XVIII, José Teófilo de Jesus.

Na Sala dos Milagres ou dos Ex-votos, os fiéis manifestam sua devoção ao Senhor do Bonfim e agradecimento por graças alcançadas com cartas, diplomas, moldes de partes do corpo humano e milhares de fotos.

As “fitinhas do Senhor do Bonfim”, famosos ‘souvenires’ de Salvador, especialmente para turistas, foram criadas ainda no século XVIII, e eram chamadas de “medidas”, porque tinham a medida do braço da imagem do Senhor do Bonfim. Fiéis e romeiros vinham de longe e levavam a medida como forma de levar também a devoção.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas