Gaudium news > Novo Bispo de Valença (RJ) escreve mensagem pela sua chegada ao bispado

Novo Bispo de Valença (RJ) escreve mensagem pela sua chegada ao bispado

Valença – Rio de Janeiro (Quarta-feira, 12-02-2014, Gaudium Press) Alegria por parte dos fiéis da Diocese de Valença, no Rio de Janeiro. Após o pedido de renúncia de Dom Elias James Manning, Bispo que esteve 24 anos à frente do Bispado, era aguardado o momento do anúncio do novo prelado.

Anunciado nesta quarta-feira, 12, pelo Papa Francisco, através do Núncio Apostólico do Brasil, Dom Giovanni D’Aniello, Dom Nelson Francelino Ferreira, até então Bispo titular de Alava e Auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro, terá um novo ministério a servir e sabe que, para isso, precisa contar com o apoio e as orações dos fiéis diocesanos.

Sendo assim, Dom Nelson tratou de escrever uma carta publicada no site da Diocese de Valença onde enaltece seu chamado e felicidade pela escolha feita pelo Santo Padre.

De acordo com o prelado, “ser Bispo não é uma honra, mas um serviço e, por isso, respondi sim ao chamado para assumir o pastoreio dessa Diocese, que mesmo sem conhecê-la em profundidade, já posso dizer que a amo intensamente”.

“Desejo caminhar junto com todos os que aí já trabalham; e sempre em comunhão com a Igreja, com o Santo Padre, o Papa Francisco, com os Bispos do Leste I, com o Clero, com os agentes de pastoral e movimentos, com as equipes de trabalho, ministérios, associações religiosas, com todo o povo e autoridades desses nove municípios que compõem essa Diocese. Quero, com paciência e caridade, conhecer, ouvir, refletir, esperar e acolher sempre. Que o Bom Deus nos ajude e nos oriente.”

Dom Nelson ainda agradeceu, de modo especial, os apoios vindos do Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, do Bispo Emérito de Valença, Dom Elias, e todos os diáconos, padres, seminaristas, religiosos e leigos da Diocese da cidade localizada na região Sul do Estado do Rio de Janeiro.

“Que São Sebastião interceda pelo nosso ministério. Confio-me inteiramente a mim e a toda Diocese a nossa Senhora, Mãe e Modelo da Igreja, para que consigamos corresponder às expectativas e sempre exercer o Ministério Episcopal com alegria e solicitude, em conformidade com tudo aquilo que fora semeado pelos meus ilustríssimos antecessores que marcaram com êxitos a história desta quase centenária Diocese”, concluiu.

O Bispo antecessor, Dom Elias, também manifestou sua satisfação pelo anúncio de Dom Nelson como novo administrador diocesano:

“É com muita alegria que acolhemos o nosso novo Pastor, Dom Nelson Francelino Ferreira. Ele é amigo nosso conhecido de anos atrás quando, como padre da Arquidiocese do Rio, era o responsável pela Pastoral da Juventude no Estado do Rio. Quem conhece o Dom Nelson sabe que é pessoa abençoada por Deus com os talentos e as qualidades pessoais que o deixam mais do que capacitado para assumir a nova missão na Diocese de Valença. Vamos recebê-lo de braços e corações abertos como nosso novo Pastor.”

A Missa de posse do novo Bispo de Valença será realizada no próximo dia 5 de abril, às 16h, na Catedral de Nossa Senhora da Glória, na cidade localizada no Rio. (LMI)

Da redação, com informações Diocese de Valença

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas