Gaudium news > Anunciado eventos para o Ano da Vida Consagrada, em 2015

Anunciado eventos para o Ano da Vida Consagrada, em 2015

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 28-02-2014, Gaudium Press) O Cardeal Dom João Braz de Aviz, prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica do Vaticano, apresentou nesta quarta-feira, 26, a carta “Rallegratevi” (Alegrai-vos), direcionada a todos os consagrados em preparação para o ano da Vida Consagrada, em 2015.

O evento aconteceu na Pontifícia Universidade Urbaniana de Roma e contou com a presença do Secretário da Congregação, Monsenhor Frei Jose Rodríguez Carballo, da vice-secretária, Irmã Micla Spezzati, e do subsecretário, Padre Sebastiano Paciolla, além do teólogo Padre Bruno Secondin.

O Frei Carballo, ao citar as palavras do Papa Francisco, convidou os consagrados e consagradas a serem “audazes e perigosos, como foram os profetas”.

De acordo com Dom Aviz, “nossa vida deve ser expressão de uma grandíssima alegria”.

“Para ser um consagrado ou consagrada triste, é melhor que não o seja. Devemos encontrar essa alegria não só fora, mas no nosso interior”, ressaltou.

O cardeal afirmou que a carta se baseia nas passagens das Sagradas Escrituras, mas sobretudo nas palavras do Santo Padre.

Composta por duas partes, a carta circular contém dois ícones bíblicos: “Alegrai-vos, exultai, resplandecei de alegria, consolai, consolai o meu povo”.

A parte final da mensagem possui algumas perguntas do Papa, no intuito de estimular a reflexão, bem como a oração final da “Ave, Mãe da Alegria”.

O texto publicado pela Livraria Editora Vaticana estará disponível em espanhol, inglês e francês. Outras cartas ainda serão publicadas no intuito de acompanhar a preparação e a reflexão do Ano da Vida Consagrada.

Ainda segundo Dom Aviz, será lançada uma corrente mundial de oração com todos os mosteiros do mundo na intenção de todas essas atividades.

Um curso de formação online para a Vida Contemplativa, que será orientado e acompanhado pelo Dicastério, também está previsto. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas