Gaudium news > Papa preside encontro com párocos de Roma

Papa preside encontro com párocos de Roma

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 06-03-2014, Gaudium Press) O Papa Francisco teve um encontro com os párocos de Roma nesta quinta-feira, 06, na Sala Paulo VI.

No evento, o Papa afirmou que hoje esquecemos de tudo com muita facilidade, inclusive do Magistério da Igreja. Mas os grandes conteúdos e as grandes intuições devem se manter vivas, como a divina misericórdia impulsionada por Santa Faustina Kowalska.

Segundo o Santo Padre, “cabe a nós, como ministros da Igreja, manter viva esta mensagem, sobretudo na pregação e nos gestos, nos sinais e nas escolhas pastorais”.

O padre, prosseguiu o Papa, deve ser um homem de misericórdia e de compaixão, próximo à sua gente e servidor de todos, pois sua atitude de misericórdia também deve ser demonstrada principalmente ao ministrar o sacramento da Reconciliação, no modo de acolher, de ouvir, de aconselhar e de absolver os fiéis.

“O coração do sacerdote tem que se comover”, afirmou Francisco. “Podemos pensar na Igreja hoje como um ‘hospital de campo’, é preciso curar as feridas. Nós padres devemos estar ali, perto dessa gente. Misericórdia significa, antes de tudo, curar as feridas. Quando alguém está ferido, precisa imediatamente disso, não de exames; o tratamento especializado fica para depois, antes é preciso curar as feridas abertas.”

Para o Pontífice, “a verdadeira misericórdia leva em consideração a pessoa”, pois o sacerdote deve ouvi-la atentamente e a acompanha no caminho da reconciliação, comportando-se como o Bom Samaritano. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas