Gaudium news > Divulgada Carta para o Ano da Vida Consagrada

Divulgada Carta para o Ano da Vida Consagrada

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 07-03-2014, Gaudium Press) “Queria vos dizer uma palavra, e a palavra é alegria. Sempre, onde estão os consagrados, há alegria”, com estas palavras do Papa Francisco se inicia a carta circular que a Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica lançaram por ocasião do Ano da Vida Consagrada, que será iniciado em novembro deste ano e irá até fevereiro de 2016, segundo convocatória do Santo Padre.

ano_da_vida_consagrada.jpg

A carta, intitulada “Alegra-te”, reúne reflexões feitas pelo Papa Francisco durante o seu pontificado sobre o significado que tem para a Igreja o dom da Vida Consagrada. O documento servirá precisamente para preparar o ano dedicado aos consagrados e consagradas.

Dom José Rodríguez Carballo, Secretário da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada, anunciou que o dicastério está preparando outros documentos que visam destacar a ação de Deus através da vida consagrada. Entre estes documentos encontra-se um que se refere à relação entre os Bispos e os Religiosos na Igreja, que está sendo desenvolvido em colaboração com a Congregação para os Bispos. Além disso, está prevista a atualização da instrução “Verbi Sponsa” para as religiosas contemplativas, e a elaboração de dois documentos: um sobre a gestão dos bens por parte dos consagrados, outro sobre a vida e a missão dos religiosos.

Dom Carballo, também falou sobre algumas das atividades que ocorrerão em 2015 por ocasião do Ano da Vida Consagrada: “Antes de mais nada, serão atividades formativas. E depois, também celebrativas. Haverá muitas atividades, e também cartas, mas sobretudo queremos que cada consagrado viva este ano como um ano de graça”. Tal como comentou, entre as atividades haverá um grande encontro de jovens consagrados em Roma.

O Ano da Vida Consagrada foi apresentado no mês de fevereiro pelo Cardeal João Braz de Aviz, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica. Na ocasião, o Prefeito assinalou que este tempo de graça será uma ocasião especial para dar testemunho da beleza expressa na Vida Consagrada. “Os consagrados recolhem o testemunho que seus fundadores lhes deixaram e querem despertar o mundo com seu testemunho profético”, assegurou. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas