Gaudium news > Arcebispos metropolitas se encontram com o Papa após cerimônia do pálio

Arcebispos metropolitas se encontram com o Papa após cerimônia do pálio

Cidade do Vaticano (Terça, 30-06-2009, Gaudium Press) Por volta do meio-dia de ontem, na Sala Paulo VI, no Vaticano, o Papa reuniu-se em audiência privada com os arcebispos metropolitas que receberam ontem de suas mãos o pálio sagrado (símbolo do governo episcopal). Estiveram presentes com os metropolitas também os seus familiares, representantes das arquidioceses e diversos grupos de fiéis.

O Papa discursou aos arcebispos em seis línguas (italiano, francês, inglês, espanhol, português, ucraniano e polonês) e recordou-lhes que representam “em amplo significado” a catolicidade da Igreja e a comunhão particular com o pontífice. Bento XVI disse ainda que o pálio exprime “comunhão na fé e no amor no governo do povo de Deus” e pediu aos arcebispos para que sejam sempre “pastores exemplares, zelosos e ricos de amor pelo Senhor e pelas suas comunidades”.

Em português, Bento XVI saudou da seguinte forma os arcebispos oriundos do Brasil:

“Acolho com alegria os familiares e amigos dos novos arcebispos metropolitas do Brasil, que vieram acompanhá-los na recepção do pálio, sinal de profunda comunhão com o Sucessor de Pedro. Nesta comunhão dirijo uma particular saudação a dom Sérgio da Rocha, de Teresina; dom maurício Grotto de Camargo, de Botucatu; dom Gil Antônio Moreira, de Juiz de Fora; e dom Orani João Tempesta, de São Sebastião do Rio de Janeiro. Transmitam as minhas saudações aos presbíteros e a todos os fiéis das vossas arquidioceses, para que unidos na mesma fé de Pedro possam contribuir para a evangelização da sociedade. Como penhor de alegria e de paz no Senhor, a todos concedo a minha Bênção”.

Ontem, todos os 34 arcebispos metropolitas recém-eleitos participaram da missa na Basílica Vaticana para o recebimento do pálio sagrado. Os arcebispos vieram da África do Sul, Argélia, Brasil, Burkina Faso, Canadá, Colômbia, Costa do Marfim, Espanha, Estados Unidos, Gana, Indonésia, Inglaterra, Itália, México, República Democrática do Congo, El Salvador, Sri Lanka, Tailândia, Ucraina e Venezuela.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas