Gaudium news > Arquidiocese de Salvador apresenta nesta quarta o projeto de restauração da Catedral Basílica do Salvador

Arquidiocese de Salvador apresenta nesta quarta o projeto de restauração da Catedral Basílica do Salvador

Salvador (Terça, 30-06-2009, Gaudium Press) Apesar do trabalho iniciado há um mês, a arquidiocese de São Salvador, capital baiana, lança oficialmente amanhã (1º) o programa de restauração da Catedral Basílica do Salvador, na própria catedral. A apresentação será feita após a solenidade do Te Deum, às 9h, orada pelo cardeal, arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, dom Geraldo Majella Agnelo. A cerimônia é provocada pelos 186 anos de independência da Bahia.

Dividida em duas etapas – primeiro a capela-mor e, depois, os altares laterais – a restauração será executada pelo Estúdio Argolo, que conta com a participação de uma cooperativa de alunos formados pela Associação Opus Bahia Brasil, parceria entre a arquidiocese e uma empresa italiana que formou jovens da periferia técnicos em restauração.

De acordo com a assessora de imprensa da arquidiocese, Fernanda Santana, o valor empenhado nas obras ainda não foi calculado, mas a restauração deve terminar até 2012.

Santana afirma que três das 18 telas com imagens da vida de Cristo já passam pela restauração, sendo que duas estão prontas. “O lançamento do projeto é feito agora para que o público tenha noção da diferença entre uma tela restaurada e outra que ainda vai passar pelo processo”, diz.

A restauração usa recursos próprios para executar o projeto. A Catedral Basílica do Salvador foi erguida entre 1665 e 1670.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas