Gaudium news > Descoberta nas catacumbas romanas aquela que pode ser a mais antiga representação de São Paulo

Descoberta nas catacumbas romanas aquela que pode ser a mais antiga representação de São Paulo

Cidade do Vaticano (Terça, 30-06-2009, Gaudium Press) Arqueólogos da Pontifícia Comissão de Arqueologia Sacra descobriram na semana passada, durante um trabalho de restauração nas catacumbas de Santa Tecla, na via Ostiense, em Roma, aquela que deve ser a mais antiga representação pictórica de São Paulo.

O laser usado pelos especialistas durante a restauração do local teria revelado a face austera e bem reconhecível de São Paulo. O rosto, envolto por um cintilante círculo amarelo ouro e vermelho, data, segundo os arqueólogos, do século IV ou V. Além de estudos dos traçados, é leva do em consideração também à importância de Paulo à época, na conversão dos últimos pagãos ao cristianismo.

Os responsáveis pela Pontifícia Comissão de Arqueologia Sacra acorreram rapidamente ao sítio arqueológico no dia da descoberta para verificar a imagem recém-revelada. Além de São Paulo foram reconhecidos também outros rostos, de Cristo, São Pedro e provavelmente de outros dois apóstolos. Nenhuma das imagens, no entanto, seria tão antiga quando a representação paulina.

Sarcófago

Também não está encerrado o debate sobre a tumba de São Paulo. O Santo Padre, na homilia da missa pelo encerramento do Ano Paulino, neste domingo, assegurou que o sarcófago sob o altar da Basílica de São Paulo fora dos Muros contém ossadas verdadeiras do “apóstolo das gentes”. Especialistas ainda estudam a viabilidade de escavações.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas