Gaudium news > Papa nomeia novos bispo e arcebispo para dioceses brasileiras

Papa nomeia novos bispo e arcebispo para dioceses brasileiras

Cidade do Vaticano (Quarta, 01-07-2009, Gaudium Press) Duas nomeações episcopais para o Brasil foram anunciadas hoje pela Sala de Imprensa da Santa Sé. O Papa Bento XVI nomeou novo arcebispo para a arquidiocese de Olinda e Recife, em Pernambuco, e um novo bispo para a diocese de Pelotas, no Rio Grande do Sul.

Para Olinda e Recife, Bento XVI definiu o monsenhor Antônio Fernando Saburido, até então bispo de Sobral, no lugar do monsenhor José Cardoso Sobrinho, que se aposenta por motivos de idade. Nos últimos meses, monsenhor Sobrinho sofrera duras críticas por conta de seu anúncio da excomunhão dos médicos e da família de uma jovem de 9 anos que havia passado por aborto após ter sido estuprada pelo padrasto.

Já para a diocese de Pelotas, no estado do Rio Grande do Sul, Bento XVI nomeou o bispo Jacinto Bergmann, que até então exercia o cargo no governo episcopal de Tubarão, em Santa Catarina. Ele assume o cargo de Jayme Henrique Chemello, que renunciou também por motivos de idade.

Biografias

Monsenhor Antonio Fernando Saburido nasceu no dia 10 de junho, em 1947, em Cabo de Santo Agostinho, arquidiocese de Olinda e Recife. Estudou no seminário menor “Imaculada Conceição”, em Várzea. Quando ainda estava no colégio estadual “Oliveira Lima”, entrou para o monastério beneditino de Olinda, onde frequentou os cursos de Filosofia e Teologia.

Em 21 de março de 1978 emitiu a profissão religiosa como membro da Ordem de São Bento e em 17 de dezembro de 1983 foi ordenado sacerdote. Foi eleito bispo titular de Tacia Montana e auxiliar de Olinda e Recife em 31 de maio de 2000 e consagrado no dia 20 de agosto do mesmo ano. Foi presidente da Regional “Nordeste II” da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e desde 2005 era bispo de Sobral (CE).

Monsenhor Jacinto Bergmann nasceu em 29 de outubro de 1951 no município de Alto Feliz, diocese de Montenegro, no Rio Grande do Sul. Após ter concluído os estudos primários no seminário “São José”, em Gravataí, frequentou o curso de Filosofia junto á faculdade Nossa Senhora da Conceição emViamão e o de Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Após a ordenação, tirou a licenciatura também em Ciências Bíblicas junto ao Instituto Bíblico em Roma e completou seus estudos bíblicos na Alemanha em 1994.

Recebeu a ordenação sacerdotal em 10 de outubro de 1976, para a arquidiocese de Porto Alegre. Em maio de 2002 foi nomeado bispo titular de Ausucura e auxiliar de Pelotas, recebendo a ordenação episcopal no dia 14 de julho do mesmo ano. Em 15 de julho de 2004, foi nomeado bispo de Tubarão (SC), onde permaneceu até a nomeação para Pelotas.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas