Gaudium news > Nomeados novos bispos também para o Paraguai e a Costa do Marfim

Nomeados novos bispos também para o Paraguai e a Costa do Marfim

Cidade do Vaticano (Quarta, 01-07-2009, Gaudium Press) Além das duas nomeações de bispos brasileiros anunciadas hoje, a Sala de Imprensa da Santa Sé apresentou ainda mais três nomeações episcopais feitas pelo Papa Bento XVI. Duas delas para a Costa do Marfim, país do oeste africano, e outra para o Paraguai.

Para as dioceses de Odienné e Yamoussoukro, ambas na Costa do Marfim, foram escolhidos respectivamente os reverendos Antoine Koné e Marcellin Yao Kouadio.

Biografias

Rev.do Antoine Koné, do clero de Katiola, é docente de Teologia dogmática e de Latim no Seminário Maior Interdiocesano de Anyama e no Centro de Formação da Sociedade das Missões Africanas. Nasceu na cidade de Ferkéssedougou, da mesma diocese de Katiola, em 10 de janeiro de 1963. Ingressou no Seminário Menor “Saint Jean” de Katiola, passou pelo Seminário de Filosofia de Yopougon e, em seguida, pelo Seminário Maior de Teologia de Anyama. Foi ordenado sacerdote em 28 de dezembro de 1991, para a própria diocese de Katiola.

O reverendo Marcellin Yao Kouadio, da diocese de Daloa, é diretor nacional de Ensino Católico. Nasceu em Vavoua, na mesma diocese, em 10 de janeiro de 1960. Após os estudos primários, mudou-se para Daloa, onde estudou no colégio St. Viateur di Bouaké. Entrou no Seminário Maior de Filosofia de Abadjin-Kouté e completou seus estudos de Teologia no Seminário Maior de Anyama. Foi ordenado sacerdote em 29 de dezembro de 1990.
Paraguai

A diocese de Carapeguá, no Paraguai, ganhou um novo bispo auxiliar, conforme nomeação de Bento XVI: monsenhor Joaquín Hermes Robledo Romero, até então vigário-geral da diocese de San Lorenzo.

Monsenhor Robledo Romero nasceu na capital Assunção em 26 de setembro de 1950. Frequentou o Seminário Menor Metropolitano e completou os estudos filosóficos e teológicos no Seminário Maior Nacional. Foi ordenado sacerdote em 25 de dezembro de 1975, recebendo o título na arquidiocese de Assunção. Tirou a licenciatura em Filosofia na Universidade Católica de Assunção e em Ciências Religiosas no Instituto Superior de Teologia da mesma universidade.

Após a divisão da arquidiocese de Assunção, da qual era reitor do seminário menor, vigário paroquial e pároco, e a criação da diocese de San Lorenzo, passou a ser vigário-geral desta última até a nomeação de hoje.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas