Gaudium news > Hospital Gemelli em Roma honra a memória do Papa João Paulo II

Hospital Gemelli em Roma honra a memória do Papa João Paulo II

Roma (Quarta, 01-07-2009, Gaudium Press) Foi abençoada ontem à noite, em uma pequena cerimônia, uma estátua erigida em frente ao hospital policlínico Gemelli, em Roma, em homenagem ao Papa João Paulo II. A imagem foi abençoada pelo cardeal polonês Stanislao Dziwisz, secretário particular de João Paulo II durante seu pontificado e hoje arcebispo da diocese de Cracóvia, na Polônia.

O Gemelli é o hospital onde Karol Wojtyla se tratava quando era papa. Esteve ali por diversas vezes, principalmente após o atentado do dia 13 de maio de 1981 na Praça de São Pedro, que acarretou em cirurgia e abalou fortemente sua saúde. Ao todo, foram 153 dias internados no hospital. Sua frequência ao local era tão grande, e tão bem acolhido se sentia, que durante uma cerimônia do Ângelus em 1996 referiu-se ao Gemelli como “Vaticano III” (dizia que o primeiro estava em São Pedro e o segundo, Castelgandolfo). Um apartamento foi construído no 10º andar do hospital exclusivamente para João Paulo II.

A cerimônia de ontem à noite aconteceu na praça em frente à entrada do hospital, onde foi disposta a estátua de João Paulo II. Começou com o hino pontifício e o hino nacional italiano. O evento foi organizado pela Universidade do Sagrado Coração em Roma, e foi aberto com um breve discurso do reitor da mesma, professor Lorenzo Ornaghi.

Também participou da cerimônia o prefeito de Roma, Gianni Alemano. Alemano disso esperar que “esta estátua seja mesmo colocada no coração de Roma. Este hospital, esta realidade é símbolo do amor que Roa tinha por João Paulo II”. Ele acrescentou dizendo esperar que esta estátua sirva hoje para dar esperança a todos aqueles que vêm aqui para procurar tratamento”.

O manto que cobria a estátua foi descerrado durante execução da Banda Musical da Arma dos Carabinieri, dirigida pelo maestro tenente-coronel Massimo Martinelli. Ela foi feita em mármore branco e tem uma cruz de metal. Possui pouco mais de três metros de altura e pesa 18 toneladas.

Em seu discurso, cardeal Dziwisz lembrou da referência ao “Vaticano III” e disse esperar que beatificação de João Paulo II aconteça “logo (…) Mas deixamos para o Santo Padre decidir. Ele saberá encontrar o odo e também a data para a beatificação ou canonização. Não temos pressa, e não insistamos.”

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas