Gaudium news > Oficial da Congregação para a Doutrina da Fé é indicado para diocese italiana

Oficial da Congregação para a Doutrina da Fé é indicado para diocese italiana

Cidade do Vaticano (Quinta, 02-07-2009, Gaudium Press) Monsenhor Raffaello Martinelli, até então alto oficial da Congregação para a Doutrina da Fé, foi nomeado hoje pelo Santo Padre novo bispo da diocese de Frascati, na Itália. A indicação ocorreu após Bento XVI ter aceito a renúncia de monsenhor Giuseppe Materrese, em conformidade com o cânone 401 do Código de Direito Canônico, por motivos de idade.

Biografia

Monsenhor Raffaello Martinelli nasceu em Villa d’Almé, na diocese de Bergamo, no dia 21 de junho de 1948. Estudou no Pontifício Seminário Romano Maior e foi ordenado sacerdote pela diocese de Bergamo, no dia 8 de abril.

Em 1978 obteve o doutorado em Teologia, com especialização na Pastoral Catequética junto à Pontifícia Universidade Luterana e, em 1979, foi laureado em Pedagogia na Universidade Católica de Milão.

Exercitou o ministério como vice-pároco na Catedral de Bergamo, de 1974 a 1979, e na paróquia de Santa Maria delle Grazie, de 1979 a 1980.

Desde 1980 estava a serviço da Santa Sé junto à Congregação para a Doutrina da Fé. No dicastério, foi coordenador dos trabalhos para as preparações do catequismo da Igreja Católica e, em seguida, recebeu o cargo de redator e coordenador da secretaria na elaboração do Compêndio do Catequismo da Igreja Católica.

De 1980 a 1986, residiu e operou pastoralmente na paróquia da natividade em Roma, dedicando-se em particular à pastoral familiar.

Desde 1987 é reitor do Colégio Eclesiástico Internacional “San Carlo” e primicério da Basílica de SS. Ambrogio e Carlo al Corso, em Roma. Em 1999 passou a ser prelado de honra de Sua Santidade.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas