Gaudium news > Religiosa portuguesa é nomeada postuladora-adjunta para a causa da canonização dos pastores de Fátima

Religiosa portuguesa é nomeada postuladora-adjunta para a causa da canonização dos pastores de Fátima

Portugal (Quinta, 02-07-2009, Gaudium Press) A Irmã Ângela de Fátima Coelho foi escolhida no fim da semana passada nova responsável pelo processo de canonização dos pastores Francisco e Jacinta Marto, primos portugueses que em 1917 teriam avistado por diversas vezes a Virgem Maria em Fátima e a quem teriam sido revelados segredos divinos. O convite veio do próprio postulador da causa, padre Paolo Molinari, e do bispo de Leiria-Fátima, dom António Marto.

Segundo o decreto de nomeação, a Irmã Ângela dividirá as funções com o padre Luís Kondor, que desde 1960 é responsável pela causa de beatificação e canonização de Francisco e Jacinta Marto. A nomeação é feita pelo Postulador, no Vaticano, e homologada pelo Bispo de Leiria-Fátima.

Irmã Ângela Coelho, médica no Hospital de Santo André, em Leiria, e professora na diocese e em Aveiro, tem já uma longa experiência de estudo e divulgação da mensagem de Fátima. Há vários anos é convidada frequente para conferências em diversos países, especialmente nos Estados Unidos da América. Em Portugal tem feito conferências e pregações em muitas paróquias do país.

Avice-postulação tem como missão promover o processo de canonização, recolhendo testemunhos e divulgando a devoção aos Beatos Francisco e Jacinta Marto. Representa o Postulador, com sede em Roma, e mantém contato com comunidades e pessoas que, em todo o mundo, se interessam pelos Videntes de Fátima.

O vice-postulador, também designado “Postulador extra urbem” tem a missão de estudar a vida dos candidatos à canonização, a sua fama de santidade e a sua intercessão por meio das graças alcançadas. Compete-lhe ainda administrar todo o processo, salientar a importância dos Pastorinhos para a piedade dos cristãos e promover o conhecimento da sua personalidade e espiritualidade.

Este é, nas causas de canonização ou beatificação, o mais importante colaborador do Bispo e da Santa Sé. É também responsável pela recolha e administração dos meios financeiros necessários ao andamento das causas.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas