Gaudium news > Cardeal Montezemolo, arcipreste da Basílica de São Paulo fora dos Muros, renuncia por motivos de idade

Cardeal Montezemolo, arcipreste da Basílica de São Paulo fora dos Muros, renuncia por motivos de idade

Cidade do Vaticano (Sexta, 03-07-2009, Gaudium Press) O cardeal Andrea Cordero Lanza di Montezemolo, que hoje pela manhã foi um dos conferencistas na coletiva de imprensa que apresentou os primeiros resultados de análises feitas na tumba de São Paulo, não é mais o arcipreste da Basílica de São Paulo fora dos Muros. Ele teve seu pedido de renúncia, apresentado por motivos de idade avançada, conforme o Código de Direito Canônico, aceito hoje pelo Papa.

O cardeal Montezemolo era bispo titular da sede da Toscana e fora ordenado sacerdote no dia 13 de março de 1954. Foi eleito bispo em 5 de abril de 1977, e consagrado no dia 4 de junho do mesmo ano. Em março de 2006, foi designado pelo Papa Bento XVI cardeal no Consistório, conselho papal de cardeais.

Como arcipreste de São Paulo fora dos Muros, foi um dos responsáveis por coordenar as primeiras análises feitas no sarcófago de São Paulo, localizado sob o altar da Basílica, para tentar atestar a veracidade dos restos mortais do apóstolo.

Bento XVI anunciou para o lugar de segundo arcipreste do templo o monsenhor Francesco Monterisi, arcebispo titular de Alba marítima, até então secretário da Congregação para os Bispos.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas