Gaudium news > Em discurso do Ângelus, Bento XVI volta a falar sobre encíclica e comenta a realização do vértice do G8

Em discurso do Ângelus, Bento XVI volta a falar sobre encíclica e comenta a realização do vértice do G8

Cidade do Vaticano (Segunda, 13-07-2009, Gaudium Press) No último “Ângelus” proferido desde o Vaticano antes de sair para uma temporada de repouso no Vale d’Aosta, o Papa Bento XVI recordou as duas, segundo ele, maiores e “dramaticamente urgentes” problemáticas do recém terminado encontro do G8 e de outros países em Áquila que precisam ser tratadas: os problemas sociais e a crise mundial.

“Durante o summit, os chefes de estado e de governo do G8 repercutiram a necessidade de se chegar a acordos comuns a fim de assegurar um futuro melhor à humanidade. A igreja não possui soluções técnicas para apresentar, mas, especialista em humanidade, oferece a todos o ensinamento da Sagrada Escritura sobre a verdade do homem e o anúncio do Evangelho do amor e da justiça”, observou Bento XVI.

O Papa falou ainda sobre a sua última encíclica, “Caritas in vertitate”, apresentada na última terça-feira e na qual discorre sobre a necessidade do “bem comum” e da integração da família humana, “temas de raiz das questões antropológicas”. O Santo Padre afirmou que “as soluções dos problemas atuais da humanidade não podem ser somente técnicas, mas devem levar em consideração todas as exigências da pessoa, que é dotada de alma e corpo”.

Após a oração, Bento XVI expressou sua preocupação com a situação política em Honduras. O Papa pediu que todos orem para que as coisas “superem as tendências particularistas”, e “que cada um se esforce em procurar a verdade e perseguir com tenacidade o bem comum: esta é a condição para assegurar uma convivência pacífica e uma autêntica vida democrática!”

Ao final, o Santo Padre falou sobre suas férias no Vale d’Aosta, onde deve permencecer de hoje até o próximo dia 29. “Ao dar o meu ‘arrivederci’ para a Praça de São Pedro e a cidade de Roma, convido a todos a me acompanharem em oração”. Bento XVI saudou os fiéis em diversas línguas, como é hábito no Ângelus e na audiência geral. Em inglês, saudou especialmente fiéis oriundos de Sidney, na Austrália.

Já em espanhol, saudou um grupo vindo da Guatemala em missão pelos Padres Missionários da Divina Redenção, e que fez um pequeno concerto na Praça de São Pedro com marimbas – instrumentos de percussão típicos do país caribenho. “Saúdo com afeto os grupos de língua espanhola presentes nesta oração mariana, em particular os jovens guatemaltecos do Centro Vocacional San José. Desejo a todos que nestes dias veranísticos possam repor as forças do corpo e encontrar também a serenidade de espírito, que brota do encontro com Jesus Cristo, sob a maternal proteção da Santíssima Virgem Maria. Obrigado por vossa presença e vossas orações. Feliz domingo”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas