Gaudium news > No dia de seu “onomástico”, Papa tem encontro com estudantes europeus

No dia de seu “onomástico”, Papa tem encontro com estudantes europeus

Cidade do Vaticano (Segunda, 13-07-2009, Gaudium Press) Foi celebrada no último sábado a Festa de São Bento, patrono da Europa e do Papa. Segundo os costumes da Itália, por ter sido o dia de um santo com o mesmo nome que Bento XVI, trata-se também do onomástico do pontífice.

Ao meio-dia, o Papa encontrou-se com jovens que foram à Roma para o primeiro Encontro Europeu dos Estudantes Universitários, promovido pela Comissão Catequese-Escola-Universidade das Conferências Episcopais Europeias (CEE) sob o tema “Novos discípulos de Emmaus. Dos cristais na Universidade”. Viajaram à Roma estudantes de 31 diferentes nações europeias.

Com os jovens esteve presente o monsenhor Marek Jedraszewski, vice-presidente da Comissão e bispo auxiliar de Poznan, na Polônia; cardeal Agostino Vallini, vigário-geral do Papa; monsenhor Lorenzo Leuzzi, animador do Escritório diocesano romano; e o professor Renato Lauro, reitor da Universidade de Roma Tor Vergata.

“O vosso empenho missionário no âmbito universitário consiste no testemunho do encontro pessoal que têm com Jesus Cristo, Verdade que ilumina o caminho de todo homem”, afirmou Bento XVI aos jovens. Ele sublinhou ainda a necessidade e importância das capelanias universitárias, onde os jovens recebem formação e assistência espiritual e teológica.

“Da consciência, enriquecida com o aporte da fé, depende a capacidade de um povo em saber olhar ao futuro com esperança, superando as tentações de uma visão puramente materialística da existência e da história”.

Como João Paulo II, Bento XVI lembrou aos jovens que eles são “o futuro da Europa”. Acrescentou que são “chamados a investir os seus melhores recursos, não somente intelectuais, para consolidar as vossas personalidades e para contribuir ao bem comum. Trabalhar para o desenvolvimento do conhecimento é a vocação específica da Universidade, e pede qualidade moral e espiritual sempre mais elevadas, diante da vastidão e da complexidade do saber que a humanidade tem a sua disposição”.

O Encontro teve início na última quinta-feira, 9, com uma missa presidida pelo monsenhor Jedraszewski na Basílica de São João Latrão, e foi concluído ontem. Foi o primeiro encontro do gênero reservado aos estudantes europeus promovido pelas CEE e organizado pelo Escritório Pastoral Universitário do Vicariado de Roma.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas