Gaudium news > Bento XVI nomeia novo arcebispo para Manfredonia-Vieste-San Giovanni Rotondo na Itália

Bento XVI nomeia novo arcebispo para Manfredonia-Vieste-San Giovanni Rotondo na Itália

Cidade do Vaticano (Quarta, 15-07-2009, Gaudium Press) A segunda nomeação de Bento XVI apresentada hoje pelo Vaticano é a do monsenhor Michele Castoro, designado para a arquidiocese de Manfredonia-Vieste-San Giovanni Rotondo, na Itália. Castoro era bispo da diocese de Oria e assume o governo pastoral metropolitano no lugar de monsenhor Domenico Umberto d’Ambrosio, que foi nomeado arcebispo de Lecce.

Biografia

Monsenhor Michele Castoro nasceu em 14 de janeiro de 1952 em Altamura, diocese de Altamura-Gravia-Acquaviva delle Fonti, na província italiana de Bari. Frequentou os estudos médios e o segundo grau no Seminário Arcebispal de Bari, sendo depois enviado a Roma para estudar no Seminário Romano Menor. Em seguida, estudou Filosofia e Teologia na Pontifícia Universidade Lateranense e na Pontifícia Universidade Gregoriana, onde tirou a licenciatura em Teologia Fundamental.

Em seguida, obteve a láurea em História e Filosofia junto à Universidade dos estudos de Bari. Foi ordenado sacerdote em 6 de agosto de 1977. Na diocese, desenvolveu as seguintes funções: secretário do bispo, docente de religião no Liceu clássico estatal, colaborador paroquial da catedral, diretor espiritual do seminário menor diocesano.

Em 1985 começou a trabalhar para a Santa Sé na Congregação para os Bispos, em 1996. Além disso, em 2001, foi nomeado substituto da Secretaria do Colégio Cardinalício. Desde 1998 é prelado de honra papal.

Em Roma era também assistente espiritual junto à Universidade Católica do Sagrado Coração; colaborador na Paróquia “Santa Maria das Graças” e capelão das Irmãs Discípulas do Sagrado Coração e do colégio universitário anexo.

Em 14 de maio de 2005 foi eleito para a sede bispal de Oria, sendo ordenado bispo em 25 de junho de 2005 na catedral de Altamura. É secretário da Conferência Episcopal Pugliese e membro da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o Diálogo.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas