Gaudium news > Papa faz duas nomeações-chave para cargos na Secretaria de Estado e no Governatorado do Estado da Cidade do Vaticano

Papa faz duas nomeações-chave para cargos na Secretaria de Estado e no Governatorado do Estado da Cidade do Vaticano

Papa_nomeacoes_Vaticano.jpgCidade do Vaticano (Quinta, 16-07-2009, Gaudium Press) Duas nomeações de peso foram anunciadas nessa manhã pelo Vaticano. Segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé, o Papa designou monsenhor Carlo Maria Viganò novo secretário-geral para o Governatorado do Estado do Vaticano, o “poder executivo” que administra o Estado.

Viganò entra no lugar de Renato Boccardo, um dos principais organizadores das viagens de João Paulo II pelo mundo, nomeado hoje pelo pontífice arcebispo da diocese de Spoleto-Norcia, no centro da Itália.

Bento XVI nomeou também, conforme despacho desde a residência de férias em Les Combes, um novo assessor para os Assuntos Gerais da Secretaria de Estado, após monsenhor Gabriele Giordano Caccia ser designado núncio apostólico no Líbano. Em seu lugar assume o reverendo monsenhor Peter Brian Wells.

Biografias

Monsenhor Wells era conselheiro da Nunciatura Apostólica. É americano, nasceu em 12 de maio de 1963 em Tulsa, no estado de Oklahoma, e foi ordenado sacerdote em 12 de julho 1991, pela diocese de Tulsa.

Completou seus estudos de Filosofia no Saint Meinrad Seminary College, em Indiana, onde se graduou em Letras. Completou os estudos de Teologia junto ao North American College em Roma.

Em 1990 tirou o bacharelado em Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em seguida a licenciatura em Teologia junto ao Pontifício Instituto João Paulo II para os Estudos sobre Matrimônio e Família em Roma, em 1992. Obteve a licenciatura e o doutorado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Gregoriana, respectivamente em 1998 e 1999.

Após a ordenação, exerceu as seguintes funções: vigário paroquial na Catedral da Santa Família de Tulsa, secretário particular do bispo de Tulsa e vigário para a Educação Religiosa da sua diocese.

Entrou no serviço diplomático da Santa Sé em 1° de julho de 1999, operou na nunciatura apostólica na Nigéria e, desde 2002, trabalha junto à Seção para os Assuntos Gerais da Secretaria de Estado.

Além de inglês, fala italiano, francês, espanhol e alemão.

Monsenhor Carlo Maria Viganò nasceu em Varese em 16 de janeiro 1941. Foi ordenado sacerdote em 24 de março 1968, pela diocese de Pavia. Foi laureado em Utroque Iure.

Entrou no Serviço diplomático da Santa Sé em 1973, trabalhando na representação pontifícia no Iraque e na Grã-Bretanha. Depois, de 1978 a 1989, diretamente na Secretaria de Estado.

Foi nomeado enviado especial com funções de observador permanente da Santa Sé junto ao Conselho da Europa em Estrasburgo, em 4 de abril de 1989.

Foi nomeado pró-núncio apostólico na Nigéria em abril de 1992 e delegado para as Representações Pontifícias em 4 de abril de 1998. Fala francês, espanhol e inglês, além do italiano.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas