Gaudium news > CNBB e Arquidiocese de São Paulo realizam seminários sobre jornalismo católico

CNBB e Arquidiocese de São Paulo realizam seminários sobre jornalismo católico

São Paulo (Quinta, 16-07-2009, Gaudium Press) Dois seminários que estão marcados para acontecer entre os dias 08 e 11 de setembro em São Paulo pretendem contribuir para uma melhor comunicação entre a Igreja e a imprensa. Organizados pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS), os seminários serão dirigidos a dois públicos: o primeiro, nos dias 8 e 9 de setembro, é destinado a jornalistas especializados em cobertura religiosa e irá reunir diversos especialistas internacionais. O segundo congrega entre os dias 10 e 11 especialistas em mídia católica que falarão a profissionais de comunicação de arquidioceses, dioceses e paróquias.

Segundo o coordenador do evento, Carlos Alberto de Franco, a ideia de realizar os dois seminários surgiu da “necessidade de formar e informar corretamente o que acontece na Igreja aos meios de comunicação”, evitando o risco de que informações erradas sejam publicadas. “Para o primeiro seminário nós queremos oferecer aos jornalistas que cobrem as notícias da igreja informações técnicas e precisas de como funciona a religião. Boa parte das notícias que hoje são divulgadas contém informações erradas, por falta de conhecimento do ambiente da Igreja”, explica o professor.

Ainda segundo ele, o Brasil é o maior país católico da América do Sul e existe uma demanda de informação muito grande que não é totalmente aproveitada na mídia pela falta de conteúdo informativo. “É por isso que nós decidimos fazer o segundo seminário, que acontece entre os dias 10 e 11, e dirigí-lo especialmente para as pessoas que trabalham nas assessorias de comunicação das arquidioceses, dioceses e paróquias. Acredito que depois dessa importante junção, teremos melhores informações sendo divulgadas na imprensa”, comenta Carlos Alberto.

Os dois seminários contarão com a participação de profissionais de imprensa internacional, como John Allen, vaticanista e comentarista da rede de TV americana CNN; Ari Goldman, professor da Universidade de Columbia (EUA); Juan Manoel Mora, vice reitor da Universidade de Navarra (Espanha); Diego Contreras, diretor da Faculdade de Comunicação da Pontifícia Universidade de Santa Cruz (Itália); Juan Vicente Boo, diretor da Rome Reports (Itália), e Luiz Paulo Horta, jornalista do jornal O Globo.

Para este evento, primeiro do gênero a acontecer no Brasil e cuja iniciativa foi elogiada até pelos congressistas, também foram convidados e já confirmaram presença o cardeal arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer; e o arcebispo de Aparecida e presidente do Celam, dom Raymundo Damasceno Assis.

Segundo o coordenador Carlos Alberto, os seminários contam com o apoio da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Comunicação Social da CNBB e da Arquidiocese de São Paulo. “Nós queremos que a qualidade da informação relacionada à Igreja seja a mesma que os grandes meios de comunicação dão para as notícias de economia e política, mas para isso temos de preparar tanto os jornalistas que trabalham nas redações como aqueles que estão dentro da Igreja. Com essa união, vamos conseguir dar um grande salto nesta informação”.

Os seminários “Informação religiosa de qualidade” e “Gestão da Comunicação na Igreja” acontecem de 08 a 11 de setembro na sede do IICS (Rua Maestro Cardim, 370 – Bela Vista) em São Paulo. Mais informações podem ser obtidas nos sites: www.informacoesreligiosas.org.br e www.comunicacaonaigreja.org.br ou ainda pelo telefone (11) 2104-0100.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas