Gaudium news > Aparição de Nossa Senhora da Salette é celebrada no Rio Grande do Sul

Aparição de Nossa Senhora da Salette é celebrada no Rio Grande do Sul

Marcelino Ramos – Rio Grande do Sul (Terça-Feira, 16/09/2014, Gaudium Press) O município de Marcelino Ramos, no Estado do Rio Grande do Sul, comemorará no dia 19 deste mês a aparição de Nossa Senhora da Salette na montanha da Salette, na França. O Santuário dedicado a invocação mariana recebe anualmente milhares de turistas e devotos vindos das mais variadas regiões do Brasil.

Santuário de Nossa Senhora de Salete.jpg

No dia 19 de setembro, há 168 anos, Nossa Senhora apareceu em La Salette e deixou uma mensagem, conhecida como o Segredo de La Salette. Segundo o missionário saletino, Padre Adilson Schio, ao celebrarmos os 168 anos da misericordiosa aparição de Maria nas montanhas da Salette, podemos recordar com ela o compromisso pela vida e a certeza de que em Jesus encontramos o sentido mais profundo de nossa existência.

A programação do dia terá início às 10h, com a celebração da Missa festiva, presidida pelo Bispo de Erexim, Dom José Gislon. Em seguida, às 14h, haverá um terço meditado. Mais tarde, às 19h, será realizada a Missa na Igreja São João Batista, no centro da cidade, seguida de procissão luminosa até o Santuário da Salette. Chegando no local, será dada a bênção do Santíssimo Sacramento. É importante lembrar que até quinta-feira, dia 18, está em andamento a novena da Salette, com missa diária às 19h, no Santuário.

Já a 79ª edição da tradicional Romaria interestadual deste ano, que ocorrerá no dia 28 de setembro, terá como tema “Salette, mensagem de vida” e como lema “Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida”. Será realizado um tríduo preparatório de 24 a 26 de setembro, com Missas no Santuário, sempre às 19h. No sábado, dia 27, serão realizadas Celebrações Eucarísticas no Santuário às 8h, 10h, 14h e 16h. Às 19h, a Missa acontecerá na Igreja Matriz São João Batista, seguida de procissão luminosa ao Santuário Nossa Senhora da Salette, onde haverá benção do Santíssimo.

No dia da festa, 28 de setembro, as atividades iniciarão às 5h30, com a oração da manhã no Santuário. Em seguida, às 6h e às 7h15, haverá celebração da Santa Missa. Às 8h, será realizada a Missa na Igreja Matriz São João Batista, seguida de procissão até o Santuário. Logo depois, às 10h, será realizada a Celebração Eucarística campal em frente ao Santuário, com a presença de Dom José Gislon. Ao meio-dia, ocorrerá outra Missa com benção da saúde.

No turno da tarde, às 14h, haverá terço meditado e Via-Sacra, e às 15h, benção da saúde e despedida dos romeiros.

Origem da Romaria em Marcelino Ramos

No Domingo, dia 20 de setembro de 1936, os Missionários Saletinos deram início ao movimento das romarias na pequena vila Marcelino Ramos, na época pertencente ao município de José Bonifácio, hoje Erechim. A data foi escolhida por ser próxima ao dia 19 de setembro, dia comemorativo da Aparição de Nossa Senhora em Salette.

Debaixo de muita chuva, sem procissão e com apenas uma dezena de pessoas devotas, na humilde capela do Seminário Salette, com espírito de penitência, oração e reconciliação, com Deus, aconteceu a primeira romaria, com missa e Bênção do Santíssimo Sacramento. Foi assim o início que marcou um movimento religioso de Fé e devoção que jamais deixou e nem deixará de ser celebrado neste Santuário.

Em 1938, com intensa programação religiosa e festiva, aconteceu a terceira romaria. Para época e para a pequena vila de Marcelino Ramos a multidão de peregrinos foi um fato extraordinário. O Bispo Diocesano declarou a romaria um evento eclesial-diocesano e solicitou aos Missionários Saletinos que construíssem, com a maior urgência, um Santuário mariano. Mas por causa da Segunda Guerra Mundial, o Santuário só começou a ser construído em 1946 e foi inaugurado em 1948.

Aparição de Nossa Senhora da Salette

Os dois pastorinhos – Maximin Giraud (11 anos) e Mélanie Calvat (15 anos) – tiveram uma visão da Virgem Maria em uma montanha perto de La Salette, na França, no dia 19 de setembro de 1846, por volta das três horas da tarde. Fazia muito sol. Maximin e Mélanie haviam recebido apenas uma limitada educação.

A aparição consistiu em três fases diferentes. As crianças viram, numa luz resplandecente, uma bela dama em um estranho costume, falando alternadamente em francês e num dialeto regional. Ela estava sentada sobre uma pedra, e as crianças relataram que a “Belle Dame” estava triste e chorando, com seu rosto descansando em suas mãos. A Bela Senhora pôs-se de pé. E disse: “Vinde, meus filhos, não tenhais medo, aqui estou para vos contar uma grande novidade!”. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas