Gaudium news > Bispos do Paraguai pedem ao clero adesão às regras sanitárias para conter gripe A

Bispos do Paraguai pedem ao clero adesão às regras sanitárias para conter gripe A

Assunção (Quarta, 22-07-2009, Gaudium Press) Diante do avanço também pelo Paraguai da gripe A H1N1, mais conhecida como gripe suína, bispos daquele país exortaram sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas, agentes de pastoral e os fiéis católicos para que apoiem a Campanha de Prevenção, Controle e Contenção da Influência do ministério da Saúde paraguaio.

A recomendação eclesial foi feita nesta segunda-feira, por meio de comunicado: “Aos sacerdotes e agentes de pastoral lhes pedimos divulgar suficientemente as orientações apresentadas pelo ministério da Saúde Pública e Bem-Estar Social e adotar as medidas que sejam necessárias, no âmbito de sua competência, para a devida aplicação das indicações sanitárias para evitar o contágio do Influenza”.

Em seguida, o comunicado elenca algumas medidas de higiene recomendadas pelo ministério, como “lavar as mãos frequentemente várias vezes ao dia; se não dispuser de água por perto, enxaguar com álcool; ao tossir, fazê-lo sempre contra os cotovelos e não contra as mãos. Usar papel descartável; lavar as mãos após assoar o nariz; evitar contato direto com infectados com as mãos e beijos; usar tapa-bocas; evitar ir a lugares com aglomeração de pessoas”, entre outras.

O texto encerra com um pedido para que “o Senhor da Vida abençoe e acompanhe nosso povo nestas circunstâncias de emergência sanitária no Paraguai”.

O vírus já deixou fez dez mortos e 175 infectados no país. No Brasil, 22 já morreram em decorrência de complicações da gripe e mais de 1.200 casos foram confirmados desde o começo da epidemia, segundo o último boletim.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas