Gaudium news > Bogotá sedia reunião geral de coordenação do Celam

Bogotá sedia reunião geral de coordenação do Celam

Bogotá (Quarta, 22-07-2009, Gaudium Press) Com o objetivo de revisar os trabalhos feitos e organizar os projetos para o ano de 2010 e o segundo biênio, que termina em maio de 2011, teve início ontem na sede da Conferência Episcopal Colombiana a Reunião Geral anual de Coordenação do Celam – Conselho Episcopal Latinoamericano. O evento se estenderá até o próximo dia 23 de julho, com a presença dos principais representantes da entidade.

Os diferentes departamentos e comissão debaterão sobre as mudanças que o Celam implementará no próximo ano, utilizando as recomendações que os bispos fizeram na última assembleia, realizada no mês de maio na Nicarágua.

O ato inaugural foi concluído com uma homilia eucarística presidida pelo núncio apostólico na Colômbia, monsenhor Aldo Cavalli, que destacou três aspectos nos quais a Igreja Católica trabalha durante este ano “assinalado por Sua Santidade como ‘Ano Sacerdotal'”:

1 – A identidade: “nos faz ser conscientes de que o sacerdote é um homem de Deus”.

2 – O método: “não é o pecador que busca Deus; é Deus que sai ao encontro do pecador e o sacerdote é um instrumento para isso”.

3 – O estilo: “o sacerdote como homem de Deus assume o estilo de vida de Jesus, associado ao mistério da cruz”.
Durante o evento, será distribuído um documento preparado pela Ccomissão ad hoc da Missão Continental: “Itinerário da Missão Continental”.

O evento conta com a presença do presidente do Celam, o monsenhor brasileiro Raymundo Damasceno, arcebispo de Aparecida, além dos presidentes dos departamentos, os bispos responsáveis pelas seções, Comitê Econômico e centros e secretários de 22 países da América Latina e Caribe.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas