Gaudium news > Bispos paulistas fazem recomendações a paróquias para conter avanço da nova gripe

Bispos paulistas fazem recomendações a paróquias para conter avanço da nova gripe

São Paulo (Quinta, 23-07-2009, Gaudium Press) Durante as missas, abraços e mãos dadas devem ser evitados por causa do risco de contágio pela nova gripe, segundo o portal G1. A recomendação foi feita por bispos da Igreja Católica por conta do aumento do número de casos da doença e de mortes no país – hoje chegou a 29. As hóstias devem ser entregues na mão dos fiéis durante a comunhão – algumas pessoas preferem recebê-las na boca – uma das recomendações que provocou polêmica entre os fiéis.

Dom Pedro Luiz Stringhini, responsável pela região episcopal Belém, mandou uma carta na terça-feira (21) aos padres das 63 paróquias e 140 comunidades da Zona Leste de São Paulo aconselhando as mudanças. São três recomendações: “pedir que os fiéis recebam a comunhão na mão”, “não fazer o convite ao abraço da paz, passando diretamente ao ‘Cordeiro de Deus'” e “não convidar os fiéis a darem as mãos na oração do Pai Nosso”, que disse ao portal que a medida é uma ‘precaução sanitária’.

A assessoria da arquidiocese disse que o cardeal arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, voltará de uma viagem nesta quinta-feira (23) e decidirá sobre eventuais indicações por causa da doença. Enquanto isso, os bispos responsáveis pelas regiões podem adotar medidas específicas.

Dom Nelson Westrupp, bispo da diocese de Santo André, fez as mesmas recomendações por email na última segunda-feira para os padres e diáconos de 95 paróquias de sete municípios: Santo André, São Bernardo do Campo, Mauá, São Caetano do Sul, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. “Eu julguei necessário porque a vida é um dom de Deus e temos a obrigação de cuidar do outro, de sua saúde”, afirmou.

Exagero e precaução

A nutricionista Iracema Maria Liguori, de 53 anos, que frequenta uma paróquia na Mooca, concorda com as recomendações. “A gente sabe que a maior forma de contágio é pela mão. A sua fé não está vinculada ao abraço ou ao aperto de mão. Tudo o que é feito por precaução é muito bom”, disse.

“Eu acho que não precisa tanto. Você, em uma igreja, tem que ter união, não há necessidade de não poder chegar perto. Há tantos meios de se pegar, como no ônibus”, diz acreditar o auxiliar administrativo Antônio Júnior, de 23 anos.

A aposentada Vanilde Antonelli, de 65 anos, afirma que a Igreja está cumprindo seu papel. “Acho que as pessoas que estão com gripe não deveriam frequentar locais com muita gente”.

Para o conferente Rômulo Pereira da Silva, de 41 anos, a medida “é um exagero”. “Se não puder tocar na mão, fica difícil”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas