Gaudium news > Conferência sobre Aids alerta para perigo de redução de investimentos por conta da crise

Conferência sobre Aids alerta para perigo de redução de investimentos por conta da crise

Cidade do Cabo (Quinta, 23-07-2009, Gaudium Press/RV) Foi concluída ontem, na Cidade do Cabo, na África do Sul, encontro anual sobre Aids promovido pela International Aids Society. Todo ano, A Conferência Mundial sobre Aids reúne milhares de profissionais da área médica e de organizações humanitárias, vindos de diversos países, para debater a atual situação da epidemia no mundo.

Segundo os organizadores, cerca de 13 mil profissionais participaram das discussões deste ano, que transcorreram por quatro dias. A International Aids Society está presente em 188 países do mundo e reúne mais de 13 mil profissionais.

Durante esse período, pesquisadores, médicos e políticos foram unânimes em alertar que a crise econômica mundial poderá levar os governos e organizações a reduzirem investimentos na luta contra a AIDS, doença que continua atingindo de forma intensa os países mais pobres do mundo, sobretudo na África.

“No continente africano, um corte dos financiamentos colocará em risco a sustentabilidade dos programas”, afirmou o médico Eric Goemaere, da seção sul-africana da organização humanitária internacional Médicos sem Fronteiras.

Os participantes sublinharam as dificuldades que a África, continente onde segundo a ONU vivem dois terços dos 33 milhões de pessoas infectadas em todo o mundo, poderá enfrentar. Além da escassez de fundos colocados à disposição pelos governos, entre os problemas graves evidenciados está a falta de profissionais. A média é de “um médico para 3.000 pacientes”, reclama o diretor do Departamento de Doenças Infecciosas da Universidade de Milão, Massimo Galli.

A próxima reunião da Conferência Mundial se realizará em Viena, na Áustria, no ano que vem. Em 2011, Roma é quem sediará o encontro. 

“O objetivo é fazer com que não existam mais curas diferentes para os países ricos e para os países pobres do mundo, mas uma só terapia igual para todos”, concluiu o ex-presidente da International Aids Society, Stefano Vella.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas