Gaudium news > Entidade de pais de colégios católicos chilenos se une à Igreja contra projeto de lei proposto pelo governo

Entidade de pais de colégios católicos chilenos se une à Igreja contra projeto de lei proposto pelo governo

Santiago (Quinta, 23-07-2009, Gaudium Press) A União Nacional de Centros de Pais de Colégios Católicos do Chile (UNAPAC) disse ontem por meio de um documento oficial que adere e defende a posição da Igreja Católica contra a pílula do dia seguinte. Nesta semana, a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que permite a distribuição do medicamento anticoncecpcional de emergência para a população em postos de saúde públicos. O projeto seguiu para o Senado.

No documento, intitulado “Por uma formação integral a favor da vida”, a entidade afirma que a educação sexual não pode ‘ser reduzida à difusão de preservativos ou métodos anticoncepcionais’, mas ser uma formação integral da sexualidade, iniciada ‘no seio do lar, em aliança com as instituições educacionais’.

“Como ‘tela de fundo’ está indiscutivelmente a formação da pessoa humana, que nós país iniciamos em nossos lares. Esta formação, desde uma observação integral em parceria com o colégio, pretende que nossos filhos e filhas se respeitem, respeitem aos outros, sejam responsáveis por seus atos, autônomos, donos de si mesmos e vivam uma sexualidade madura como um dom de Deus, necessariamente vinculada a um amor de compromisso”, diz o texto.

No entanto, a declaração afirma que um tema ‘tão delicado e complexo como o da educação sexual dos jovens’ não pode ser tratado sob uma ótica superficial e prática. ‘É necessário assumir o desafio de realizar uma profunda análise’.

“Fazemos um chamado a todos os atores sociais e aos responsáveis pelas políticas de Estado a buscar soluções de caráter integral. Para este fim estamos à disposição para colaborar com nossa visão de pais e responsáveis dos colégios católicos”, finaliza.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas