Gaudium news > Episcopado canadense entrega carta a primeiro-ministro pedindo intercessão por refugiados do Sri Lanka

Episcopado canadense entrega carta a primeiro-ministro pedindo intercessão por refugiados do Sri Lanka

Ottawa (Quinta, 23-07-2009, Gaudium Press) O presidente da Conferência Episcopal Canadense, arcebispo James Weisgerber, enviou na última terça-feira uma carta ao primeiro-ministro do Canadá em que pede maior empenho do governo e suporte à ONU na questão dos refugiados do Sri Lanka. Na correspondência ao premiê Stephen Harper, o arcebispo Weigerber urge que seja “facilitada” a ajuda às vítimas da guerra civil cingalesa, que durou 37 anos.

“Embora a comunidade internacional tenha testemunhado alguns meses atrás o fim da guerra civil que perdurou 37 anos entre o exército do Sri Lanka e os rebeldes dos Tigres Tâmeis, há relatos de que centenas de milhares de refugiados da etnia tâmil permanecem em campos de detenção cingalês”, afirma Weisgerber.

Segundo o prelado, que é também arcebispo de Winnipeg, o subsecretário para Assuntos Humanitários e coordenador de Ações de Emergência das Nações Unidas, John Holmes, manifestoou recentemente ao presidente do Sri Lanka, Mahinda Rajapaksa, a preocupação da ONU com os civis presos no conflito e a urgência em se levar comida e medicamentos para a região. O mesmo pediu o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, diz o arcebispo.

A carta termina com um apelo do presidente do episcopado canadense e do Conselho das Igrejas do Canadá para que o governo “apoie os esforços da ONU de facilitar a ajuda humanitária aos refugiados e às demais vítimas do conflito e em estabelecer um frutífero diálogo entre o governo cingalês e a minoria tâmil, para encorajar uma paz duradoura, bem como o respeito mútuo pelos direitos humanos”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas