Gaudium news > Padre italiano recebe principal condecoração do governo colombiano por trabalho social

Padre italiano recebe principal condecoração do governo colombiano por trabalho social

Bogotá (Quinta, 23-07-2009, Gaudium Press) O padre italiano Javier de Nicoló, da congregação dos salesianos de São João Bosco, recebeu ontem do presidente Álvaro Uribe a ordem de Boyacá, a mais alta distinção dada pelo governo federal da Colômbia. A condecoração, entregue ao prelado na Casa de Nariño, em Bogotá, foi motivada por seu esforço e trabalho pelo povo colombiano. Uribe disse estar ‘orgulhoso’ do trabalho do padre.

“Nós colombianos nos sentimos orgulhosos em poder contar com o padre Javier de Nicoló nos programas de extensão do governo (…) na ampliação do Sistema de Educação Nacional de Aprendizado (SENA), também foi fundamental”, apontou o presidente.

O padre agradeceu as honrarias e se comprometeu a continuar seu trabalho pela educação de meninos e meninas. “Agradeço ao presidente por essa condecoração, mas além de um reconhecimento ao padre Javier, deve-se reconhecer o método. Temos um método por meio do qual, em menos de dois anos, o jovem sai de suas limitações, se desenvolve e se torna capaz de fazer trabalhos complexos”.

Outorgada por meio do decreto 856 do Ministério de Relações Exteriores, que aponta o religioso como um homem “que consagrou mais de 50 anos de sua vida apostólica ao incansável trabalho pelo bem estar dos necessitados, por meio de obras como o projeto social Bosconia – que beneficou mais de 60 meninos, meninas e jovens em situação de extrema vulnerabilidade”.

Batalha de Boyacá

A ordem de Boyacá remete à batalha de mesmo nome, em 7 de agosto de 1819, quando o exército de Simon Bolívar derrotou os colonizadores espanhóis e deu a independência à Nova Granada, atual Colômbia.

Biografia

Nascido em Bari (Itália) em 1928, Javier de Nicoló entrou, logo após a II Grande Guerra, para a comunidade salesiana local, conhecida pelo trabalho social com a população carente. Pouco tempo depois atravessou o Atlântico para estudar filosofía e teologia na Colômbia, em 1948, e foi ordenado sacerdote 10 anos depois. Já padre, estudou matemática e metodologia de ensino da disciplina na Universidade Javeriana.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas