Gaudium news > Cardeal de São Paulo apoia recomendações sobre a gripe H1N1 nas missas

Cardeal de São Paulo apoia recomendações sobre a gripe H1N1 nas missas

São Paulo (Quinta, 23-07-2009, Gaudium Press) O cardeal arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, divulgou hoje nota aos bispos, padres, diáconos e ministros extraodinários de toda a arquidiocese de São Paulo, em que orienta para que nas celebrações litúrgicas “seja evitado o gesto de dar-se as mãos durante a oração do Pai Nosso” como uma forma de evitar um surto da nova gripe. O mesmo documento pede ao clero que “se evite a saudação da paz”.

Até esta quinta-feira, dom Odilo ainda não havia se pronunciado sobre o caso. Nesta semana, dioceses e paróquias paulistas já haviam lançado mão de algumas dessas recomendações. Na semana passada a arquidiocese de Lisboa já havia adotado estas recomendações em suas igrejas.

Na nota, dom Odilo orienta para que “a Sagrada Comunhão seja recebida preferencialmente nas mãos” e que “a distribuição da Sagrada Comunhão nas duas espécies seja evitada”. O cardeal pede ainda que o povo seja orientado sobre as medidas preventivas para evitar o contágio e sobre o modo de tratar da nova doença.

Apesar das recomendações, dom Odilo ressalta não “haver motivo para pânico nem temores excessivos”, e que deseja colaborar com “as autoridades sanitárias na prevenção da doença e visando o bem e a saúde do povo”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas