Gaudium news > Bento XVI nomeia novo núncio apostólico para Luxemburgo

Bento XVI nomeia novo núncio apostólico para Luxemburgo

Cidade do Vaticano (Sexta, 24-07-2009, Gaudium Press) A Sala de Imprensa da Santa  Sé anunciou hoje mais um nome definido pelo Papa para uma nunciatura apostólica. Trata-se do monsenhor italiano Giacinto Berloco, que será o novo “embaixador” da Santa Sé em Luxemburgo. Desde o dia 18 de junho, Berloco é núncio também em outro país europeu, na vizinha Bélgica.

O prelado assume a nunciatura com o arcebispado titular simbólico de Fidene.

Biografia

Giacinto Berloco nasceu em Altamura, na Itália, onde ainda vive sua família, em 31 de agosto de 1941. Foi ordenado sacerdote em 19 de março de 1966 e bispo em 5 de abril de 1990. Berloco fez seus cursos superiores junto à Faculdade de Direito Canônico da Pontifícia Universidade Lateranense.

O religioso começou sua trajetória na diplomacia pontifícia em 1990, quando llhe foram confiados os cargos de pró-núncio apostólico no Zimbábue e delegado apostólico em Moçambique. Em 1993, foi nomeado pela primeira vez, para a Costa Rica, núncio apostólico, função que repetiu cinco anos depois em El Salvador. Nessa ocasião, presenciou um forte terremoto que destruiu também a sede da nunciatura no país.

Além da nunciatura de El Salvador, Berloco foi encarregado no mesmo ano para as de Belize e de Antilhas. Em 2005 foi designado pelo Santo Padre núncio na Venezuela, onde ficou até 2009, quando o Santo Padre lhe encarregou da nunciatura na Bélgica.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas