Gaudium news > Arquidiocese do Rio de Janeiro reforça Campanha Ficha Limpa até meados de agosto

Arquidiocese do Rio de Janeiro reforça Campanha Ficha Limpa até meados de agosto

Rio de Janeiro (Segunda, 27-07-2009, Gaudium Press) A arquidiocese do Rio de Janeiro intensifica a coleta de assinaturas da Campanha Ficha Limpa até o próximo dia 16 de agosto a pedido da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O reforço começou ainda ontem.

“Todas as paróquias da cidade farão distribuição das fichas de assinatura após as missas dominicais. Serão três semanas em que o arcebispo pede criatividade das igrejas para conseguir mobilizar as pessoas”, informou a assessoria de imprensa arquidiocesana.

O vigário Episcopal para a Caridade Social da arquidiocese, padre Manuel Manangão, é o incentivador nas paróquias pela captação de assinaturas. “É preciso ter cuidado, pois cada pessoa só pode assinar uma única vez. Se o sistema detectar uma assinatura ou título de eleitor repetido, uma folha inteira será cancelada”, alerta o prelado.

Campanha

Organizada pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), a Campanha Ficha Limpa chegou na semana passada à marca de 1 milhão de assinaturas, restando cerca de 300 mil para a meta necessária que permite a apreciação pelo Congresso do projeto de lei de iniciativa popular. Desse total, cerca de 85% foi coletado pela Igreja Católica, sempre após as missas dominicais.

A proposta impede que se candidatem a cargos públicos todos aqueles que tiverem sido condenados em qualquer instância por uma série de crimes como desvio de verbas, improbidade administrativa, falsificação de documentos oficiais, entre outros. Pela legislação atual os candidatos só ficam impedidos de lançar candidaturas depois de esgotados todos os recursos cabíveis.

O projeto de iniciativa popular é uma prerrogativa constitucional para que a sociedade participe de decisões legislativas e possa propor leis. Para isso, é obrigatória a apresentação das assinaturas de 1% dos eleitores brasileiros, divididos entre cinco estados, com não menos de 0,3% do eleitorado de cada unidade da federação.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas