Gaudium news > Papa nomeia novos bispos para EUA e Vietnã

Papa nomeia novos bispos para EUA e Vietnã

Cidade do Vaticano (Segunda, 27-07-2009, Gaudium Press) O Papa Bento XVI anunciou o nome de cinco novos bispos, quatro para dioceses no Vietnã e um para os Estados Unidos, entre o último sábado e hoje.

Para os Estados Unidos, a Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou hoje que Bento XVI instituiu como novo auxiliar para a arquidiocese de Atlanta o monsenhor Luis R. Zarama. Zarama, que até então ocupava o posto de vigário-geral no mesmo governo pastoral, irá auxiliar o arcebispo Wilton D. Gregory na condução da arquidiocese. Ele foi referendado com a diocese titular simbólica de Bararo.

Biografia

Monsenhor Luis R. Zarama nasceu em 28 de novembro de 1958 em Pasto, na Colômbia, onde cursou seus estudos seminaristas entre os anos de 1982 e 1987. Lá, estudou ainda Filosofia e Teologia, junto à “Universidade Mariana”. Em seguida, de 1978 a 1991, completou os estudos de Licenciatura do Direito Canônico na Universidade Javeriana, em Bogotá.

Em 27 de novembro de 1993 foi ordenado sacerdote pela arquidiocese de Atlanta, onde desenvolveu as funções de vigário paroquial da “Sacred Heart Parish” (1993-1996), administrador da “Saint Helena Mission” em Clayton (1996-2006) e pároco da “Saint Mark Parish”, em Clarkesville. Entre os anos de 1993 a 1997 teve também diversas atribuições no tribunal metropolitano de Atlanta. Desde 2000 é vice-diretor de vocações e desde 2006 vigário geral da arquidiocese. Em 10 de fevereiro de 2007 foi nomeado capelão de Sua Santidade.

Tornou-se cidadão americano em 2004. Fala inglês e espanhol.

Vietnã

No sábado, Bento XVI havia nomeado também quatro bispos, todos para dioceses no Vietnã. Três são titulares e um auxiliar. São eles, os monsenhores: Joseph Vu Duy Thông, então auxiliar da diocese de Thành-Phò Hô Chí Minh, escolhido bispo para a diocese de Phan Thiêt; Pierre Nguyên Van Dê, então auxiliar de Bùi Chu, para Thái Bình; Joseph Nguyen Nang, para o governo pastoral de Phát Diêm; e Thomas Vu Dình Hiêu, nomeado auxiliar para a diocese de Xuân Lôc.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas